Secid participa do I Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense
A Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), participou do I Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense, evento promovido pela Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), em parceria com Governo do Maranhão que acont
A Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), participou do I Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense, evento promovido pela Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), em parceria com Governo do Maranhão que aconteceu nos dias 13 e 14 de março, no Multicenter Sebrae. Participaram do evento gestores e agentes públicos municipais das cidades maranhenses, autoridades e órgãos públicos e privados estaduais e federais, que contaram com vasta programação incluindo oficinas e palestras nos dois dias de eventos.
Com o intuito de promover a integração dos municípios, o evento acontece em meio ao cenário de reaproximação dos governos estaduais e federal, onde foi possível discutir temas como o Pacto Federativo e a retomada de obras federais.
Coordenando ações de governo voltadas diretamente para o desenvolvimento urbano e rural das cidades maranhenses, a Secid contou com um stand no congresso, apresentando aos gestores municipais suas ações, programas e projetos.
A Secid também participou de uma plenária com Tema “Março do Saneamento e o Maranhão, ministrada pelos técnicos do Ministério da Saúde, Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos(Sema), Companhia de Saneamento Ambiental (Caema), Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos( MOB).
Para a secretária das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Joslene Rodrigues, o evento é de fundamental importância, pois integra os municípios maranhenses às políticas de desenvolvimento.
“Foi um momento onde reforçamos a importância de fortalecer as parcerias junto aos municípios, sobretudo, em relação às ações e projetos que impactam a economia, o desenvolvimento e a transformação de vidas nas cidades maranhenses, afirma.
O presidente da Famem, Ivo Rezende, destacou que o evento é um termômetro para a união dos municípios. “Hoje, a Famem tem em sua diretoria representantes de todas as regiões do Maranhão, para que a gente possa atender, ouvir as pautas de todas as regiões do Estado”, ressalta Ivo.
Além do governador Carlos Brandão, do vice-governador Felipe Camarão, do ministro da justiça e segurança pública, Flávio Dino, do ministro das comunicações, Juscelino Filho e do secretariado estadual, a solenidade reuniu diversas autoridades estaduais e municipais dos Poderes Executivo e Legislativo, ex-prefeitos, representantes do Ministério Público, do Poder Judiciário e de outras entidades.