Governo vai instalar um IEMA Idiomas no Centro Histórico de São Luís
Um casarão localizado na Praça João Lisboa, 432, Centro Histórico de São Luís, está sendo reformado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid). Depois de revitalizado, no local funcionará um Instituto Educac
Um casarão localizado na Praça João Lisboa, 432, Centro Histórico de São Luís, está sendo reformado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid). Depois de revitalizado, no local funcionará um Instituto Educacional do Maranhão Idiomas (IEMA), na modalidade de ensino de idiomas. Com 80% dos trabalhos concluídos, a previsão é que o estabelecimento de ensino seja entregue ainda neste semestre.
A ação integra o Programa Nosso Centro, que faz parte de uma estratégia do Governo do Estado e tem por objetivo tornar o Centro Histórico de São Luís referência em renovação e desenvolvimento sustentável, preservando seu valor histórico e cultural, ao mesmo tempo em que promove a área central da cidade de São Luís como espaço democrático.
De acordo com a secretária da Secid, Joslene Rodrigues, o objetivo é dar nova dinâmica a essa área da cidade. “Um prédio público, que estava em desuso, agora vai atender centenas de jovens na área educacional. Essa iniciativa faz parte de um conjunto imenso de atividades implementadas pela gestão estadual para repaginar e dinamizar a região central da cidade e preservar nossa história”, destacou.
Segundo o coordenador das ações do Nosso Centro na Secid, Daniel Sombra, além da reforma, a iniciativa traz inúmeros benefícios. “Com a recuperação do patrimônio arquitetônico, a intenção principal do programa é estimular o uso sustentável da região central, fomentando a geração de emprego, atraindo novos fluxos e ampliando a economia local”, pontuou.
O prédio
O casarão 432 está localizado na Praça João Lisboa, que compõe o Conjunto Arquitetônico e Paisagístico de São Luís, cenário de um dos primeiros momentos da ocupação portuguesa na capital maranhense.
Com 624,97 metros quadrados e dois pavimentos, o casarão é um típico sobrado colonial do Séc. XVIII, cuja importância histórica ocorre por marcar o início da urbanização da cidade de São Luís. O sobrado, com características predominantemente da arquitetura portuguesa, foi um importante empreendimento da cidade, permitido pela sua estrutura física e localização em um dos espaços mais conhecidos para o comércio de mercadorias de luxo.
Os trabalhos no sobrado incluíram a fundação do prédio e a limpeza para dar início à instalação da estrutura de alvenaria e lajes de concreto. O imóvel recebeu ainda, serviços para garantir condições de segurança, conforto e acessibilidade. Atualmente, estão sendo realizados os trabalhos de substituição de pisos e assoalhos de madeira, e foram iniciados os serviços de instalações hidráulicas, sanitárias e elétricas.
O prédio possui 06 salas, além da área administrativa, tem também a ala dos banheiros, secretaria, lanchonetes e recepção.
Programa Nosso Centro
Consolidado como o maior pacote de obras e intervenções no Centro Histórico de São Luís, dividido em intervenções nos polos Habitacional, Tecnológico, Cultural, Turístico e de Lazer, Comercial e Gastronômico, além do Polo Institucional, o programa se apresenta como uma mudança paradigmática na região, garantindo mais oportunidade de emprego, geração de renda, preservação histórica, lazer e cultura para moradores e visitantes.
Além da revitalização de prédios e ações de facilitação de moradias, com os polos está sendo instalado um parque tecnológico e outras iniciativas, entre essas, o incremento das estratégias de segurança pública e infraestrutura.