Governo do Maranhão apresenta o Programa Nosso Centro à Prefeitura de Recife

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), se reuniu com a Secretaria Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais de São Luís (Semispe) para apresentar o programa Nosso Centro e as experiênc

Acessar fotos
10/08/2023

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), se reuniu com a Secretaria Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais de São Luís (Semispe) para apresentar o programa Nosso Centro e as experiências exitosas de revitalização do Centro Histórico para um grupo de representantes da Prefeitura de Recife. A reunião aconteceu na manhã dessa quarta-feira (9), no prédio da Agência de Inovação, Empreendedorismo e Relações Institucionais da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), localizada no Largo do Carmo, na capital.

Criado pelo Governo do Estado em 2019, o Nosso Centro tem por objetivo tornar o Centro Histórico de São Luís referência em renovação e desenvolvimento sustentável, preservando seu valor histórico e cultural. Desde o início do programa, mais de 20 casarões foram reformados, dando lugar a moradias, escolas e empreendimentos comerciais.

Representando a titular da Secid, Joslene Rodrigues, o secretário adjunto de Assuntos Metropolitanos, Robson Paz, destacou que o programa Nosso Centro é uma iniciativa que se tornou referência nacional.

“Trocar experiências com as prefeituras de São Luís e de Recife é algo gratificante. O programas Nosso Centro e Adote um Casarão são políticas que promovem desenvolvimento sustentável, democratizam espaços públicos, criam novas oportunidades e movimentam a economia, transformando a região”, disse Paz.

Para Verônica Pires, secretária da Semispe, o programa Nosso Centro é um case de sucesso e precisa ser disseminado. “Por isso estamos reunidos, apresentando as ações de cada cidade e cada estado na área do Centro Histórico para entendermos melhor cada dinâmica e estratégia adotada na implementação dessa política”, pontuou.

De acordo com a secretária do Gabinete do Centro de Recife, Ana Paula Vilaça, pesquisar experiências bem sucedidas em todo Brasil fortalece o patrimônio histórico.

“Estamos aqui no Maranhão para conhecer essa experiência exitosa do Governo do Estado que está cuidando do Centro Histórico, valorizando o patrimônio, reabilitando a cidade, a partir de vários projetos e alternativas de ocupação com diversos usos e atividades”, declarou Vilaça.

Premiação

Em 2022, o programa Nosso Centro foi um dos 10 premiados da região Nordeste na etapa regional do 35º Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade (Prêmio Rodrigo), realizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Com isso, o programa também foi selecionado para a disputa da etapa nacional da premiação.

Promovido pelo Iphan desde 1987, o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade tem abrangência nacional. O concurso reconhece iniciativas de valorização do Patrimônio Cultural Brasileiro, considerando a relevância social e caráter exemplar delas.