“Aqui está uma coisa maravilhosa”, diz morador do Residencial da Pacotilha, após reforma do casarão
A reforma do Residencial Pacotilha, localizado no Beco da Pacotilha, Centro Histórico de São Luís, está agradando moradores e visitantes. Moradia para famílias de baixa renda, o imóvel há anos não passava por reparos. A ação do Governo do Maranhão é realiz
A reforma do Residencial Pacotilha, localizado no Beco da Pacotilha, Centro Histórico de São Luís, está agradando moradores e visitantes. Moradia para famílias de baixa renda, o imóvel há anos não passava por reparos. A ação do Governo do Maranhão é realizada por intermédio da Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid).
Foram realizados serviços de pintura interna e externa, reforma completa da escada, implantação do sistema de combate a incêndios, além de melhorias em todos os banheiros sociais, telhado, área social, reservatórios de agua e instalações elétricas.
O morador Francisco de Almeida relatou a felicidade de ver o prédio totalmente reformado. “Estou muito feliz, aqui está uma coisa maravilhosa, não era assim antes. Agora você passa, olha e percebe logo uma coisa bonita, um trabalho bem feito”, disse.
Também moradora do residencial, Josiane Pereira destacou o sentimento de valorização do local. “A reforma foi muito boa, aqui está ótimo. Agora é só a gente conservar, manter o prédio sempre limpo e organizado, nisso todos os moradores estão de acordo. Estamos nos sentindo valorizados, pois voltamos a morar em um ambiente muito bom”, afirmou.
A secretária de Estado das Cidades, Joslene Rodrigues, destacou a importância da revitalização e preservação do patrimônio arquitetônico no Centro Histórico. “É essencial continuar revitalizando esses casarões em um espaço tão importante para a história de São Luís. Vamos seguir por esse caminho, entregando outras obras na região nos próximos meses”, declarou.
Mais obras
A Secid está executando várias obras do Projeto Habitar no Centro, cujo objetivo é articular políticas públicas que resultem na requalificação de imóveis ociosos e/ou degradados para uso habitacional em áreas de interesse de preservação do patrimônio cultural edificado.
Nesta etapa, além do prédio no Beco da Pacotilha, estão sendo revitalizados outros três casarões: um na Rua João Gualberto; outro na Rua do Giz; e na Rua da Estrela. Com recursos do Tesouro Estadual, as obras estão orçadas no valor de R$ 850 mil. Atualmente, foram iniciados os serviços de pintura, acessibilidade, instalação elétricas, sanitárias e hidráulicas.