Governo do Estado beneficia mais de 10 mil famílias com a entrega de conjunto de obras na Avenida IV Centenário

Creche na área da Liberdade será entregue no final deste mês (Foto: Divulgação)

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), está realizando uma série de entregas no bairro Liberdade, em São Luís. São construções de equipamentos comunitários nas áreas da saúde, educação, segurança pública, lazer, esporte, saneamento básico e infraestrutura.

As ações integram o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, implantadas durante a gestão do ex-presidente Lula. A parceria com o Governo do Estado tem o objetivo de garantir dignidade e melhores condições de vida para mais de 10 mil famílias que moram à margem esquerda da Avenida Jackson Lago, antiga IV Centenário, nos bairros da Camboa, Fé em Deus, Liberdade e Alemanha.

Neste ano, na gestão de Márcio Jerry frente à Secid, já foram inauguradas uma Escola Digna com 12 salas e ginásio poliesportivo, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), e a 1ª Clínica do Idoso do Maranhão, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES). 

As obras seguem em andamento na fase de conclusão de uma creche de tempo integral, delegacia, quadra poliesportiva, pista de skate, três praças e serviços de pavimentação com blocos de concreto. 

Ao final deste mês será inaugurada a creche e a previsão é de que outros equipamentos sejam entregues para a comunidade até agosto desse ano.

“A implantação desses equipamentos sociais vai garantir melhores condições de vida para as pessoas dessas localidades. Outro ponto muito importante é que parte da mão de obra que está sendo utilizada é da comunidade, gerando, assim, trabalho e renda. Garantir que os serviços públicos estejam presentes com efetividade é uma diretriz do governador Flávio Dino, e esta urbanização está levando serviços públicos a quem mais precisa”, destacou o secretário da Secid, Márcio Jerry.

Além da urbanização de toda a área, o Governo está reformando os residenciais Camboa e Jackson Lago, esse último localizado no bairro Fé em Deus.

Primeira Policlínica dedicada à pessoa idosa no Maranhão foi inaugurada em junho deste ano (Foto: Divulgação)

PAC Rio Anil

Os resultados do PAC, na área localizada à margem esquerda do Rio Anil, são a construção da Avenida IV Centenário; Conselho Tutelar da Camboa; Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), no bairro Fé em Deus; Centro de Iniciação ao Trabalho (CIT); Batalhão da Polícia Militar e revitalização das vilas Goreth e Veleiros; apartamentos entregues; melhorias habitacionais; reforma do Teatro Padre Haroldo, na Liberdade; construção da Praça Maria Firmina dos Reis; praça e urbanização da área no entorno da Igreja Sagrado Coração de Jesus; Praça Negro Cosme, na comunidade Fé em Deus; e Batalhão Tiradentes, na Liberdade. 

Neste ano de 2021 foi entregue uma Escola Digna com 12 salas e quadra poliesportiva coberta, e a Policlínica do Idoso.

Contato

Endereço: Av. Getúlio Vargas, 1908
Monte Castelo, São Luís – MA                        CEP: 65030-005
Fone:(98) 2016-6500