Programa Adote um Casarão cria novos negócios no Centro Histórico de São Luís

 

Programa Adote um Casarão reforma imóvel (Fonte: Divulgação)

Um casarão histórico localizado na Rua da Estrela, em São Luís, está sendo reformado pelo Programa Adote um Casarão. Depois de revitalizado, no local funcionará um call center e um polo tecnológico. A primeira etapa das obras, que tem como adotante a empresa TVN, está com 90% dos trabalhos concluídos. 

O Adote um Casarão é um programa do Governo do Estado, executado pela Secretaria de Estado de Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), que faz parte de um programa mais amplo, o Nosso Centro. Disponibiliza, por meio de editais, imóveis no Centro Histórico de São Luís, que estejam subutilizados ou estejam vazios. O adotante, em contrapartida, deve revitalizar e manter atividade no local.

Segundo o secretário da Secid, Márcio Jerry, o objetivo é dar nova dinâmica a essa área da cidade. 

“Um prédio público que estava em desuso, agora vai atender milhares de pessoas, gerando emprego e renda, quando estiver reformado. Essa iniciativa faz parte de um conjunto imenso de atividades implementadas pelo governador Flávio Dino para repaginar e dinamizar a região central da cidade e preservar nossa história”, destacou Jerry. 

Quando estiver pronto, o prédio da Rua da Estrela vai abrigar o Centro de Desenvolvimento da TVN e as instalações do Curso de Ciências da Computação da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Depois de revitalizado, funcionará um call center e um polo tecnológico (Fonte: Divulgação)

“Estamos projetando mais de 120 empregos diretos. A previsão é de que o Casarão receba um público diário de cerca de 220 pessoas, entre colaboradores, pesquisadores, público externo e professores e alunos da UEMA”, enfatizou o diretor da TVN, José Augusto Diniz. 

O projeto do espaço prevê um destinado à área de Tecnologia da Informação, sala de treinamento e reuniões, ambiente de descompressão, copa e banheiros novos. Atualmente, as obras incluem a instalação de iluminação e mobília.

Segundo o coordenador das ações do Nosso Centro na Secid, Daniel Sombra, além da reforma, a iniciativa traz inúmeros benefícios. “Além da recuperação do patrimônio arquitetônico, a intenção principal do programa é estimular o uso sustentável da região central, fomentando a geração de emprego, atraindo novos fluxos e ampliando a economia local”, pontuou.

Contato

Endereço: Av. Getúlio Vargas, 1908
Monte Castelo,São Luís - MA, CEP: 65030-005
Fone:(98) 3133-1400