Secid vai revitalizar seis portos em Paço do Lumiar

O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), em parceria com a prefeitura de Paço de Lumiar, fará uma série de obras estruturantes em seis portos de pequeno porte no município. Os locais passaram por inspeção na quarta-feira (31).

Principal fonte de renda dos moradores da região, a pesca é um atrativo econômico, cultural e de mobilidade urbana. Em Paço do Lumiar, os terminais pesqueiros de Mocajutuba, Pindoba, Iguaíba, Pau Deitado, Mojó e Timbuba receberão obras que beneficiarão mais de 2 mil famílias.

Para o secretário da Secid, Márcio Jerry, a construção dos atracadouros em Paço do Lumiar vai garantir novas alternativas para as comunidades da zona rural. “As obras nestes locais vão promover condições para as atividades dos pescadores e marisqueiras, bem como possibilitará a ligação de vários terminais pesqueiros, criando novas rotas e incrementando o turismo, gerando renda e trabalho para a população”, destacou Jerry.

A obra é uma parceria entre o Governo do Estado e Prefeitura (Foto: Divulgação)

A revitalização dos portos vai ajudar a escoar a produção dos pescadores. Além dos peixes, a cidade é referência no mercado de ostras, sarnambi e sururu, referências da culinária maranhense.

Segundo a prefeita do município, Paula Azevedo, a visita ao local serviu para selar o início do projeto, que é uma reivindicação antiga dos moradores da área. “É uma demanda que foi muito solicitada e, agora, acolhida pelo governador Flávio Dino. Dessa forma, poderemos mostrar ainda mais nosso potencial.”

O presidente da Colônia de Pescadores de Paço do Lumiar, Abdenago Pereira, comemorou a iniciativa. “Essa obra vai trazer grandes benefícios. A construção dos portos aqui é muito importante para nós pescadores. Agradeço ao governador Flávio Dino por atender às nossas necessidades. Agora teremos mais dignidade para trabalhar”, garantiu.