Programa de Regularização Fundiária é intensificado com a entrega de 200 títulos de propriedade

O Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), realizou, na manhã desta segunda-feira (22), a entrega 200 novos títulos de propriedade para famílias dos bairros Residencial Desembargador Sarney Costa e Residencial José Reinaldo Tavares. A cerimônia foi realizada de forma simbólica, para evitar aglomerações, na sede da secretaria. Por esta ocasião, 40 beneficiários representaram os demais moradores. 

Os 40 títulos entregues hoje, se somam a mais 347 concedidos anteriormente à população dos dois bairros. A ação tem o objetivo de garantir a documentação definitiva de propriedades, promovendo mais qualidade de vida aos moradores. 

“A Regularização Fundiária é uma das prioridades do Governo do Estado e segue a determinação do governador Flávio Dino. A meta é intensificar ainda mais as ações para abranger um maior número de pessoas e, com isso, garantir acesso aos serviços públicos voltados à integração social e geração de emprego e renda”, enfatizou o secretário das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Márcio Jerry. 

A previsão é de que, no primeiro semestre de 2021, mais 4 mil títulos sejam entregues pela Secid, beneficiando famílias de todo o Maranhão. As atividades já são realizadas nos municípios de Imperatriz, Buriti Bravo, Colinas, Pedro do Rosário e Paço do Lumiar.

De acordo com o coordenador do setor de Regularização Fundiária da Secid, Yata Anderson, uma das funções do título fundiário é dar segurança jurídica ao beneficiário. “A entrega do título fundiário reduz a ilegalidade, diminui as desigualdades e garante o acesso aos serviços públicos para quem precisa”, explicou. 

Luís Carlos da Silva, morador do Residencial Desembargador Sarney Costa, enalteceu a iniciativa do Governo. “Agradeço ao governador Flávio Dino por esse documento tão esperado que me deu o direito de dizer, agora, que tenho uma casa. É a realização ter um lugar e dizer que é nosso”, disse. 

 

“Agradeço ao governador Flávio Dino por esse documento tão esperado” (Foto: Divulgação)

Para Rousiane Serra, que é moradora do Residencial José Reinaldo Tavares, o documento que garante a propriedade é um sonho realizado.  “O que sinto neste momento é uma grande felicidade por essa benção que o Governo nos concedeu de ter onde morarmos.” 

 

“O que sinto neste momento é uma grande felicidade” (Foto: Divulgação)

Além das comunidades José Reinado e Sarney Costa, está prevista para os próximos dias, também em São Luís, a entrega de 200 títulos para moradores dos bairros Maria Aragão e Estrela Dalva, e mais 260 para famílias do Residencial Jackson Lago, no bairro Fé em Deus.

Durante o evento de entrega estiveram presentes o secretário adjunto de Habitação, Marcelo Poeta, e o secretário de Assuntos Metropolitanos, Werbeth Monteiro.

Contato

Endereço: Av. Getúlio Vargas, 1908
Monte Castelo, São Luís – MA                        CEP: 65030-005
Fone:(98) 2016-6500