Secid inicia interiorização do Programa Cheque Minha Casa pelo município de Coelho Neto

Nesta sexta-feira (19), o Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), lançou o edital de cadastramento do Programa Cheque Minha Casa, em Coelho Neto, distante 371 km da capital. O programa é destinado às famílias maranhenses de baixa renda e tem por objetivo apoiar a reforma, ampliação ou melhoria de seus imóveis. 

Durante o lançamento do edital, o secretário da Secid, Márcio Jerry, falou da importância da expansão das atividades do Cheque Minha Casa. “É muito importante, um programa exitoso que tem uma marca muito positiva no Maranhão, desde 2017. Já foram quase 11 mil famílias beneficiadas, mais de 55 milhões de reais injetados na economia, no segmento de construção.”  

As famílias receberão até cinco mil reais para a reforma ou ampliação de seus imóveis. Em Coelho Neto, 200 famílias serão alcançadas pelo programa. “É uma proposta do governador Flávio Dino, aquele programa que é registrado e que é cumprido passo a passo. Esta é mais uma meta cumprida: estamos expandindo o Cheque Minha Casa para todas as regiões do Maranhão”, destacou o secretário. 

 

Em Coelho Neto, 200 famílias serão alcançadas pelo programa (Foto: Divulgação)

O prefeito do município de Coelho Neto, Bruno Silva, destacou a importância da parceria com o Governo do Estado. “Precisamos muito dessa mão amiga. Com essa parceria conseguimos melhorar a qualidade de vida da população”, frisou. 

Poderão participar do processo de cadastro as famílias que tenham renda mensal inferior a três salários mínimos e que não possuam outro imóvel. Além disso, o candidato ao Programa Cheque Minha Casa deve ser maior de 18 anos ou emancipado, ter família constituída de, no mínimo, dois integrantes e comprovar que detém posse do imóvel há, no mínimo, três anos. Outro critério é não ter sido beneficiado com moradia em outro programa municipal, estadual ou federal.

Até agora, mais de 10 mil famílias já foram beneficiadas pelo Cheque Minha Casa, em todas as regiões do Maranhão. Os recursos são repassados em parcelas pagas de acordo com o andamento e comprovação da obra. Podem ser adquiridos materiais de construção com prioridade para melhorias das instalações sanitárias, intervenções estruturais e de conservação.

De acordo com o coordenador do programa, Ramiro Esteves, as inscrições vão ser realizadas durante todo o mês de março. “As inscrições poderão ser feitas pela internet. Após uma pré-seleção com base em prioridades sociais (renda per capita, presença de idosos, pessoas com deficiência, número de crianças e mulheres chefes de família), a Secid fará uma análise documental, técnica e social”, explicou.

AÇÕES DO GOVERNO 

Durante a visita ao município de Coelho Neto, que teve a condução do vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão, foi realizada, também, a assinatura, pelo secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, de uma ordem de serviço do Programa Escola Digna. 

Contato

Endereço: Av. Getúlio Vargas, 1908
Monte Castelo,São Luís - MA, CEP: 65030-005
Fone:(98) 3133-1400