Secid reforma casarões no Centro Histórico de São Luís em parceria com a iniciativa privada

O Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), em parceria com a Vale, está executando obras de reforma e restauração de três casarões no Centro Histórico de São Luís. As intervenções integram o programa estadual Nosso Centro, que tem por objetivo a revitalização da região, visando garantir o desenvolvimento sustentável, conservação e valorização da história da capital maranhense.  

 

Obras do prédio da Rua da Palma (Foto: Divulgação)

Na Rua Rio Branco, o prédio histórico, com características arquitetônicas de influências portuguesas, está recebendo intervenções de restauração da fachada, conservação das paredes de pedra argamassada, chapisco e reboco. O projeto de restauro da edificação prevê aplicação de técnicas de selamento das fissuras existentes, recuperação das vigas, reconstrução das paredes, novas instalações hidráulicas e sanitárias, cobertura com telhas de cerâmicas, novo piso em tábua corrida, forro em madeira e sistema de proteção de combate a incêndio. 

 

As paredes de pedra e de blocos serão recuperadas no imóvel na Rua do Giz (Foto: Divulgação)

O sobrado da Rua do Giz possui três pavimentos e elementos característicos do final do período colonial. No local, os trabalhos incluem: a fundação do prédio e a limpeza para dar início à instalação da estrutura metálica da cobertura. As paredes de pedra e de blocos serão recuperadas com técnicas de reboco. O imóvel está recebendo, ainda, serviços para garantir condições de segurança, conforto e acessibilidade.

Outro casarão que faz parte da parceria do Governo do Maranhão com a Vale está localizado na Rua da Palma e data de meados do século XIX. No restauro estão sendo realizadas obras de concretagem de sapatas e pilares, além da demolição de algumas paredes antigas que serão reestruturadas. Como nos outros casarões em obras, os serviços são executados para dar uso ao prédio sem deixar de preservar seu valor histórico. 

Para Dona Zenir de Carvalho, que transita pela Rua Rio Branco diariamente, a reforma do casarão traz segurança e embeleza a paisagem urbana. “É uma obra muito importante para toda a população ludovicense. Importante até mesmo para a nossa segurança, pois, sem a restauração, o casarão tem o risco de desabar. Então é uma iniciativa excelente do Governo do Estado essa reforma. Além de deixar a paisagem do Centro muito mais bonita”, disse.

 

“É uma obra muito importante para toda a população ludovicense”, disse Dona Zenir de Carvalho. (Foto: Divulgação)

O secretário das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Márcio Jerry, destacou a importância das ações do programa Nosso Centro. “O Nosso Centro é um ativo muito importante que o governador Flávio Dino oportuniza. O resultado desse trabalho é um ganho social e cultural, pois o Governo incentiva e promove a preservação do patrimônio histórico e, também, dinamiza a economia gerando trabalho e renda.”

Além das reformas em parceria com a Vale, mais quatro prédios do Centro estão recebendo intervenções por meio do programa Adote Um Casarão. São imóveis na Avenida Magalhães de Almeida, Rua Grande e dois prédios na Rua da Estrela, totalizando sete obras em andamento. 

NOSSO CENTRO 

São Luís é reconhecida desde 1997 como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco e conta com cerca de quatro mil imóveis do período colonial e imperial. O Programa Nosso Centro, criado pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano, tem por objetivo tornar o Centro Histórico de São Luís referência em renovação e desenvolvimento sustentável, preservando a historicidade e cultura ao mesmo tempo em que promove o Centro da cidade de São Luís como espaço democrático.

ADOTE UM CASARÃO

É um programa que faz parte de uma estratégia do Governo do Estado. Tem a finalidade de fomentar o empreendedorismo e ocupar os imóveis públicos ociosos ou subocupados, de propriedade do Estado, com atividades que promovam o desenvolvimento sustentável do Centro Histórico, aliado à preservação do patrimônio.

O Governo já lançou editais com a finalidade de identificar pessoas físicas ou jurídicas, de direito privado, com ou sem fins lucrativos, que tenham interesse em recuperar e utilizar esses casarões para uso comercial e cultural por 10 anos, renováveis por mais cinco anos.

Contato

Endereço: Av. Getúlio Vargas, 1908
Monte Castelo,São Luís - MA, CEP: 65030-005
Fone:(98) 3133-1400