Governo avança com obra de urbanização na ponta do São Francisco, em São Luís

No local, equipes executam construção de muro de placas pré-moldadas e aterro (Foto: Divulgação)

O Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), segue avançando com a obra de urbanização próximo à ponte do São Francisco, em São Luís. Localizado às margens da Avenida Ferreira Gullar, o espaço – que antes era ocupado por palafitas – foi aterrado e agora está recebendo a construção de um completo centro urbanístico composto por praças com equipamentos de lazer, academia de ginástica e um cais de embarque e desembarque dos pescadores. 

Nesta segunda-feira (8), no local, homens e máquinas prosseguiram com a execução do entroncamento de pedras quebra-mar, construção do muro de placas pré-moldadas para avançar com o aterro. De acordo com informações da equipe de engenharia da Secid, entre o entroncamento e as placas estão sendo colocadas mantas bidim de proteção do aterro para continuarem avançando com os serviços. 

O secretário das Cidades, Márcio Jerry, tem acompanhado de perto o andamento da obra. Ele destacou que a execução é de fundamental importância para garantir melhores condições de vida para a população.  

“Estamos avançando com a obra aqui na ponta do São Francisco, onde temos uma bela vista para o Centro Histórico de São Luís. É um local privilegiado e o fundamental é assegurar a melhoria das condições de vida à população que aqui estava. É uma obra completa que abrange desde moradias até praças com equipamentos públicos como quadras esportivas que já foram entregues; pavimentação de ruas. Enfim, uma obra que vai impactar positivamente a comunidade do São Francisco”, destacou Márcio Jerry. 

Márcio Jerry acompanha de perto as obras no São Francisco (Foto: Divulgação)

Os moradores que residiam em palafitas, nesse local da obra, foram todos transferidos para o Residencial José Chagas, que integra o programa Minha Casa Minha Vida, realizado e entregue pelo governador Flávio Dino no ano passado. 

A intervenção no São Francisco também vai garantir um conjunto de melhorias com infraestrutura básica de rede de esgoto sanitário doméstico, drenagem pluvial, rede de abastecimento de água, redes gerais de iluminação, recuperação e continuidade do talude existente, aterro de áreas sujeitas a alagamentos causados pelo fluxo das marés e construção de equipamentos públicos de apoio à pesca e lazer, em conformidade com seus respectivos projetos urbanísticos.

O pescador José de Ribamar Ferreira é morador da região e conta que essa obra é a realização de um sonho antigo. “Antes, aqui não passava sequer um carro. Quando alguém adoecia, era o maior problema. A ambulância tinha que ir lá por trás. A pessoa tinha que ser levada numa rede. Com a conclusão dessa obra, vamos ter mais dignidade”, disse o morador.

Contato

Endereço: Av. Getúlio Vargas, 1908
Monte Castelo, São Luís – MA                        CEP: 65030-005
Fone:(98) 2116-6500