Como parte das ações de convivência comunitária, a Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), promoveu nesta segunda-feira (21), um momento de confraternização e palestra de conscientização com os moradores do Residencial José Chagas, entregue pela Secretaria a 256 famílias que viviam em palafitas.
O evento contou com a presença de técnicos do setor social da Secid e é promovido em parceria com a Caixa Econômica Federal por meio do Instituto ISEC. Além de momento cultural e lanche natalino, os moradores receberam cesta básicas e contaram com palestra sobre Conservação e Manutenção das Unidades.
Para o Secretário de Cidades, Raimundo Reis, as ações tem a dupla finalidade de promover a integração entre os moradores e levar mais oportunidades. “Temos a grande preocupação em garantir periodicamente ações de integração entre os moradores, que viviam antes em situação de extrema vulnerabilidade. Para nós é muito importante que esses moradores, que agora contam com habitação digna, conquistem também oportunidades de educação e trabalho”
Entregue em agosto deste ano, o Residencial José Chagas beneficiou com apartamentos novos, 256 famílias que antes viviam em palafitas nos bairros da Ilhinha, Portelinha e Vila Jumento, em São Luís. Após a entrega, o Governo do Maranhão acompanha os moradores com realização de ações que incluem capacitação para a melhoria da renda, educação sanitária, gestão condominial e saúde.
As ações sociais da Secid para os moradores dos residenciais José Chagas e Jomar Moraes prosseguirão pelos próximos nove meses, sempre obedecendo todos os critérios de segurança sanitária .