Retrospectiva: Programa Cheque Minha Casa melhorou a vida de 2 mil famílias nos quatro municípios da Ilha em 2020

Mesmo com as consequências impostas pelas restrições sanitárias trazidas pela pandemia da Covid-19, o Governo do Maranhão garantiu a reforma e adequação de 2 mil casas de famílias em situação de vulnerabilidade em São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa durante 2020.

Para garantir o processo de cadastramento, vistoria e entrega dos Cheques Minha Casa, no valor de R$ 5 mil a cada uma das famílias, a Secretaria de Estado de Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) construiu uma estratégia específica para atendimento. 

“Nós criamos uma ferramenta de comunicação virtual para receber dúvidas e documentação dos beneficiários, por meio de um app de mensagens, entre os meses de março e junho. Após esse período reiniciamos os atendimentos presenciais, com mais de 5,6 mil consultas e 810 visitas técnicas às residências das famílias beneficiárias”, explica o Secretário de Cidades, Raimundo Reis.

Criado pelo Governador Flávio Dino, o Programa Cheque Minha Casa garante a reforma de imóveis para pessoas com baixa ou nenhuma renda, priorizando pessoas com deficiência e idosos e prioriza reformas de ampliação ou construção de banheiros e estruturas fragilizadas dos imóveis.

Para Dona Maria dos Remédios Santos, que mora no Jardim São Cristóvão, o Cheque significou o fim de uma espera de 40 anos para melhorar as condições de habitação. 

“Quando cheguei aqui, morava numa casa de taipa que era invadida pela água no inverno. Fizemos pequenas melhorias, mas só agora, graças a esse programa abençoado, pude morar em uma casa realmente digna”, contou. 

Além de ajuda para as famílias o programa também aquece a Construção Civil, gerando mais empregos e movimentando a economia. Somente em 2020, o Programa injetou R$ 10 milhões na economia maranhense.

“No âmbito do programa emergencial de empregos Celso Furtado, criado pelo governador para enfrentar a crise econômica, o Cheque Minha Casa colaborou como uma importante ação que concilia a promoção do desenvolvimento social de famílias em situação de vulnerabilidade e o desenvolvimento econômico por meio do fortalecimento da cadeia produtiva da construção civil, esse importante segmento para a economia maranhense”, finalizou o secretário.

 

Contato

Endereço: Av. Getúlio Vargas, 1908
Monte Castelo,São Luís - MA, CEP: 65030-005
Fone:(98) 3133-1400