Projeto de Trabalho Técnico Social será executado no Residencial José Chagas

Secretário Raimundo Reis assina ordem de serviço para inicio das ações do PTTS (Foto: Divulgação)

O secretário das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Raimundo Reis (Secid) assinou, nesta quarta-feira (21), ordem de serviço para execução do Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS) no Residencial José Chagas, localizado no bairro do São Francisco.

O PTTS integra o projeto PAC Ponta do São Francisco e é um investimento do governo estadual em parceria com o governo federal. O Plano visa o desenvolvimento de ações coletivas voltadas às famílias das comunidades da Vila Jumento, Portelinha e Ilhinha, que foram contempladas com apartamentos no Residencial José Chagas.

De acordo com o secretário das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Raimundo Reis, o principal objetivo do plano é desenvolver atividades de mobilização e organização comunitária, educação sanitária e ambiental e geração de trabalho e renda que preparem as famílias para a transferência ao novo local de moradia, propiciando melhores condições de habitabilidade.

“A participação da comunidade em todos os momentos deste projeto será estimulada através de um processo educativo que leve os indivíduos a refletirem sobre a realidade em que vivem. Este processo objetiva, também, a integração social dos moradores da localidade, bem como o desenvolvimento da autogestão individual e comunitária”, esclareceu. Logo após a assinatura, a assistente social, Daniele Ferreira, apresentou o Plano de Trabalho Técnico Social ao Instituto Superior de Educação Continuada (Isec), empresa vencedora do certame.

Ela resume o projeto como um instrumento importante para a viabilidade do projeto com procedimentos metodológicos permeados por ações com enfoque participativo. O plano visa buscar a sustentabilidade dessas famílias que foram contempladas com apartamentos no residencial José Chagas por meio dos eixos, para que os mesmos permaneçam em suas moradias. “As famílias beneficiárias participarão de reuniões, oficinas, trocas de experiências, atividades e cursos de capacitação profissional, de modo a compreender o processo no qual estão envolvidas.

Também está prevista a formação de Grupo de Governança Local (GDL), a ser eleita pelos grupos de famílias, buscando fortalecer e assegurar o desenvolvimento do processo, de forma democrática e participativa, tanto antes quanto após o reassentamento”, ressaltou.

Plano Técnico de Trabalho Social

Tem como principal objetivo desenvolver atividades de mobilização e organização comunitária, educação sanitária e ambiental e geração trabalho e renda que preparem as famílias para a transferência ao novo local de moradia, propiciando melhores condições de vida.

Os eixos do projeto são Mobilização e Organização e Fortalecimento Social, Desenvolvimento Sociecônomico e Assessoria à Gestão Condominial

Contato

Endereço: Av. Getúlio Vargas, 1908
Monte Castelo,São Luís - MA, CEP: 65030-005
Fone:(98) 3133-1400