Grupo de grafite é premiado pela Secid por levar cor e alegria a espaços urbanos

Grafiteiro Gil Peniel recebe prêmio em nome do grupo Vírus Urbano (Foto: Divulgação)

Com ênfase na arte do grafite, o contemplado pela Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) do mês de agosto com o prêmio Amigos da Cidade foi o Vírus Urbano. O grupo é representado pelo grafiteiro Gil Peniel, responsável por levar cor e alegria aos painéis das praças do Cohatrac e Viva Cidade Operária.

O secretário das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Raimundo Reis agradeceu o trabalho do grupo e afirmou que o grafite fez a diferença no local. “É uma inovação que, além de mostrar o trabalho desses artistas, também possibilitará um presente permanente para a cidade, com os painéis que servirão de espaços de entretenimento e integração”, ressalta.

O grafiteiro Gil Peniel agradeceu a oportunidade dada pela Secid de inserir o grafite no projeto de revitalização dos espaços públicos da cidade.

“Ao levar cor e forma com uma linguagem leve e criativa aos espaços, o grafite é visualizado e admirado pelas pessoas como algo belo, diferente e inovador”, disse Gil, que acredita também no poder transformador da arte urbana. “A partir do grafite, desenvolvo um trabalho social com crianças na área do Coroadinho”, ressaltou Gil, grafiteiro há mais de 10 anos.

Os painéis das praças do Cohatrac e do Viva Cidade Operária fazem parte do projeto de revitalização dos equipamentos públicos, coordenado pela Secretária Adjunta de Assuntos Metropolitanos da Secid (Saam).

De acordo com a secretária adjunta da Saam, Arlene Vieira, as intervenções em praças e espaços públicos de convivência nas cidades é uma forma eficiente de levar melhorias e infraestrutura urbana para muitas pessoas por meio de uma ação coordenada.

“Nós da Secid entendemos a importância de criar políticas de intervenção urbana que dialoguem entre si. Desta forma, espaços públicos de vivência proporcionam à população das cidades oportunidade de interação entre a comunidade de forma inclusiva e diversificada”, afirmou.

“São Luís ganhou mais dois espaços de lazer com playground, painéis de grafite, internet e área de vivência. A secretaria tem como diretrizes para a concepção desses espaços a sustentabilidade, a democratização, a ampliação e a preservação das áreas verdes, acessibilidade e inclusão de tecnologias”, concluiu.