Governo garante moradia digna às famílias que viviam em palafitas na região do São Francisco

O beneficiário Marcelo de Sousa, feliz com sua chave (Foto: Divulgação)

Felicidade é que define as 256 famílias que viviam em palafitas na região do São Francisco. E que elas, depois de anos, finalmente conquistaram a tão sonhada casa própria. Na manhã desta quinta-feira (6), a Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) e a Caixa Econômica Federal (CEF) iniciaram o processo de assinatura dos contratos e a entrega dos apartamentos às famílias contempladas com a política pública de habitação, executada pelo Governo do Maranhão.

O secretário Raimundo Reis destacou que a articulação e o diálogo com a Caixa Econômica Federal foi essencial e proporcionou a entrega antecipada do residencial. “Hoje, o Governo do Estado inicia o processo de entrega do residencial José Chagas; são 256 apartamentos que beneficiarão famílias das comunidades Ilhinha, Portelinha e Vila Jumento. Essa entrega implicará na extinção das palafitas da área, e também na urbanização da região. Isso representa dignidade e melhoria da vida de milhares de pessoas, bem como na transformação e valorização do local”, evidencia o gestor.

“Onde eu morava, o lugar era insalubre e o ambiente não era bom para minha filha, que só vivia doente, por isso estou muito grata, muito feliz e agradeço ao Governo do Estado por essa oportunidade de garantir melhorias para nós maranhenses”, disse Kelly Câmara, moradora da Portelinha.

Jaqueline Rodrigues assina o contrato da sua casa própria (Foto: Divulgação)

Já Jaqueline Rodrigues disse ser “muito gratificante ganhar uma casa própria e agradeço ao Governo do Estado ter nos retirado das palafitas e nos dado uma moradia digna. É um sonho de muitos anos que se tornou realidade na gestão do nosso governador Flávio Dino”.

Maria Fernanda, moradora da Ilhinha, falou feliz sobre sua conquista: “Estou hoje aqui recebendo a chave da minha casa própria. Sou uma pessoa realizada, e a palavra que resume tudo isso é gratidão, gratidão ao nosso governador e à Secid por ter nos proporcionado essa vitória, essa benção em nossas vidas”.

O evento de assinatura dos contratos e a entrega das chaves dos apartamentos foi realizada na sede da Secid e contou com a presença do secretário das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Raimundo Reis; o supervisor da Gerencia de Habitação da CEF, Dori Edson Costa; o gerente de Habitação da CEF, Victor Nogueira Mota; o secretário adjunto de Habitação, José Antonio Viana e técnicos da secretaria.

Na oportunidade, a Secid articulou com a Equatorial para que nos dias 6 e 7 de agosto os técnicos da empresas estivessem no evento, para fazer a inscrição dos beneficiários no programa de tarifa social.

Revitalização da Ponta do São Francisco

Secretário Raimundo Reis e representantes da CEF (Foto: Divulgação)

Além de um aterro para construção de praça, quadras e uma avenida que interligará o bairro às vias vizinhas, o projeto também inclui obras de abastecimento de água, saneamento básico e melhoria da iluminação pública. “Teremos aqui um grande avanço, um grande benefício, na medida em que esses R$ 7 milhões investidos pelo nosso Governo, em parceira com o Governo Federal e a Prefeitura de São Luís, vão garantir a urbanização de todo o território”, afirmou o governador Flávio Dino.

José Chagas

O Residencial José Chagas, localizado na avenida Ferreira Gullar, na Ilhinha, teve investimentos de cerca de R$ 20 milhões. São 8 blocos de 32 apartamentos, totalizando 256 unidades. O empreendimento vai abrigar famílias que moravam em palafitas na área que compreende o São Francisco, Ilhinha e Vila Jumento, em São Luís.

O conceito do projeto do Residencial José Chagas foi construído com base nas normas de acessibilidade e pensado para que a disposição dos blocos possa possibilitar a integração entre os moradores, com acesso aos espaços de vivência, como praças e quadras.

Além disso, as áreas do entorno dos conjuntos habitacionais possuem espaços destinadas para empreendimentos de áreas como saúde, educação e cultura.