Secid promove aplicação de sorologia da Covid-19 aos servidores

Secretário Raimundo Reis faz o exame de sorologia

A Secretaria de Estado de Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) promoveu na quarta-feira (29) uma aplicação do exame de sorologia de infecção por Covid-19 aos servidores da secretaria.

A iniciativa, resultado de parceria da Secid com a Secretaria de Estado de Governo (Segov), visa proporcionar mais segurança aos servidores, uma vez que o exame sorológico é capaz de detectar se a pessoa já teve contato com o vírus SARS-CoV-2 e se o sistema imunológico produziu os anticorpos contra a doença.

O secretário de Estado de Cidades e Desenvolvimento Urbano, Raimundo Reis, ressalta que a realização do exame demonstra a preocupação do Governo do Estado com o bem–estar dos servidores. “É uma ação que vai garantir maior segurança de trabalho nas secretarias, uma vez que as pessoas que já tiveram a doença vão ficar mais relaxadas e os que ainda não tiveram contato com o vírus poderão se proteger mais, além do que a ação vai contribuir para conhecer a realidade da infecção nos servidores pela doença”.

Equipe de testagem em atividade de prevenção à Covid-19 na Secid

O servidor Ramiro Esteves se mostrou solícito e destacou a importância dessa iniciativa neste momento de pandemia. “Disse que achou interessante essa iniciativa pois acaba com a ansiedade e a angustia das pessoas em relação a doença ”. 

Sorologia de infecção da Covid-19

O exame é feito com o uso de amostras de sangue realizadas pela equipe de enfermagem. A metodologia utilizada é chamada de imunocromatografia, que é a geração de cor a partir de uma reação química entre antígeno (substância estranha ao organismo) e anticorpo (elemento de defesa do organismo). Os resultados obtidos são chamados de IgM e IgG. Portanto, o IgM e o IgG são as defesas do organismo a um agente externo, como o vírus que provoca a Covid-19. 

Tendo em vista que o organismo demanda um tempo para a produção 8 desses anticorpos (janela imunológica), a partir do contágio, a imunocromatografia é indicada para exames a partir de pelo menos oito dias após o início dos sintomas, a depender da limitação do teste e da indicação do fabricante.

A enfermeira do Centro de Testagem da Av. Beira-Mar, Iara Peixoto, falou que as equipes estão se deslocando às secretarias, neste período, para cumprir as demandas. “Atuamos como várias equipes e fazemos uma breve entrevista para o Ministério da Saúde. O exame serve para promover um retorno ao trabalho dos servidores  com mais segurança e credibilidade”.

Esse tempo é necessário para assegurar que haverá anticorpos suficientes no organismo que possam ser detectáveis por esse método. 

A supervisora administrativa Priscila Fernandes esclarece que os resultados dos exames de testagem serão interpretados por um profissional de saúde e estarão disponíveis dentro do prazo de 10 dias. Serão divulgados individualmente, por meio de uma ligação telefônica ou e-mail pessoal.

Contato

Endereço: Av. Getúlio Vargas, 1908
Monte Castelo,São Luís - MA, CEP: 65030-005
Fone:(98) 3133-1400