Praça do Cohatrac é entregue totalmente revitalizada à população

Gestor da Secid, Raimundo Reis, e o pároco da Igreja Nossa Senhora de Nazaré

Um anseio de tantos anos se transformou em realidade. Foi o que disse Raimunda Claúdia, moradora do bairro, há mais de 10 anos, presente no evento de entrega da praça do Cohatrac, que aconteceu na tarde desta sexta-feira (24). O espaço é o mais novo equipamento público totalmente revitalizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid).

Por conta da pandemia, a entrega foi simbólica e contou com a presença do secretário das Cidades, Raimundo Reis; o diácono Bartolomeu, da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré; membros do Comitê Gestor da Praça e técnicos da Secid.

Lanchinho na Praça do Cohatrac

O gestor da pasta, Raimundo Reis, afirmou que a intervenção urbanística da praça do Cohatrac é uma iniciativa pioneira de integração e participação da comunidade adotada pela Secid. 

“Era um anseio antigo da população que se transformou em realidade na gestão do governador Flávio Dino. O novo espaço foi estruturado e está preparado para sediar uma das maiores expressões religiosas do estado, que é o festejo de Nossa Senhora de Nazaré, que reúne milhares de pessoas”, ressaltou.

Ele ressaltou ainda que a requalificação da praça vai fomentar o comércio local, promover a integração e a convivência comunitária.

“Em nome dos padres da nossa paróquia queremos agradecer essa maravilha, que com certeza será o local dos nossos eventos e celebrações do festejo de Nossa Senhora de Nazaré”, afirmou o Pároco Bartolomeu.

Para o taxista Augusto Sousa Alves, que trabalha em frente à praça, a revitalização ficou perfeita. “Era tudo que nós precisávamos; um espaço novo, adequado e demarcado para trabalharmos dignamente”, pontuou.

Já a moradora Leidiane Dias da Silva, que frequenta a praça, falou que o local ficou lindo. “Agora vou trazer minha filha para brincar em um local iluminado, com playground e espaço para ela brincar com os amiguinhos”, frisou.

O representante do Comitê Gestor da Praça, Flávio Santos, esclareceu que foram anos e anos de lutas, porém com a vontade política dos gestores da Secid chegaram à vitória. “Um espaço maravilhoso, arborizado, com concha acústica, salão de eventos, internet e tudo que temos direito. O importante, agora, é sensibilizarmos a população a cuidar desse patrimônio público”, disse ele.

Revitalização do espaço

D. Raimunda Cláudia, moradora do bairro aprovou a revitalização da praça

O novo espaço conta com a instalação de equipamento para acesso à internet; local aberto para a realização de eventos; reforma do salão de eventos com banheiro acessível; construção de concha acústica; construção de praça de alimentação; espaços de vivência com grafite; área de jogos e playground; adequação de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida; instalação de novos mobiliários (bancos, lixeiras); melhor iluminação e implantação de academia de saúde.

De acordo com a adjunta de Desenvolvimento Urbano, Arlene Vieira, mantivemos todas as árvores porque valorizamos o meio ambiente e nada melhor do que uma praça arborizada.

“É importante frisar que a nossa gestão é pautada no diálogo, transparência e participação social. Chamamos a comunidade para conversar, ouvimos as demandas, apresentamos a projeto e reforçamos com esse trabalho o cuidado e o pertencimento dos espaços públicos nos cidadãos”, esclareceu ela.

Contato

Endereço: Av. Getúlio Vargas, 1908
Monte Castelo,São Luís - MA, CEP: 65030-005
Fone:(98) 3133-1400