Governo inicia vistorias para entrega do Residencial José Chagas, na Ilhinha

Vistoria para entrega de apartamento no Residencial José Chagas (Foto: Jasf Andrade)

A Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) iniciou, na manhã de segunda-feira (20), vistoria nos apartamentos do residencial José Chagas, no bairro da Ilhinha, em São Luís. Nesta etapa, os beneficiários atestam a qualidade das obras e assinam o contrato junto à Caixa Econômica para, em seguida, ocupar as unidades.

De acordo com o secretário da Secid, Rubens Pereira Júnior, por conta da pandemia do coronavírus, a Secretaria está unindo esforços e atuando de forma integrada para acelerar a entrega dos apartamentos às famílias que se encontram em risco social. A iniciativa integra os esforços do Governo do Maranhão para combater a proliferação do Covid-19.

“Esta é mais uma etapa para a entrega do residencial José Chagas, desta vez os beneficiários foram fazer a vistoria para assinar o contrato com a Caixa Econômica Federal e receber a chave do seu tão sonhado imóvel. Não vamos fazer entrega coletiva, por conta da pandemia”, ressalta o gestor.

Disse ainda que “esta ação significa respeito e compromisso com o povo. É o governo Flávio Dino, mesmo em tempo de crise, dando direito a quem mais precisa”. Rubens Júnior anunciou também que as vistorias seguem até a próxima semana e os apartamentos serão entregues no mês de maio.

“As vistorias são coordenadas pelo departamento de Assistência Social da Secid e seguem as normas de segurança e os cuidados de higiene. As visitas são realizadas em horário marcado é só participam duas pessoas por família”, esclarece a assistente social, Daniele Andrade.

Participaram da ação o secretário adjunto de habitação da Secid, Norberto Brandão e técnicos do departamento social da Secretaria e beneficiários do PAC Ponta do São Francisco.

Satisfação em receber o imóvel

Mesmo acompanhando o processo desde o início, os beneficiários destacaram a surpresa em serem informados sobre o processo final para entrega neste período de pandemia que o mundo atravessa.

João Francisco e sua esposa Maria Aparecida, beneficiários do Residencial José Chagas (Foto: Jasf Andrade)

João Francisco e sua esposa Maria Aparecida relatam que há mais de 20 anos esperam por esse projeto habitacional. “Agradecemos ao secretário Rubens Pereira pelo empenho e pelo trabalho de concretizar o nosso sonho e possibilitar melhores condições de vida nesse momento de pandemia”.

“Esta é minha primeira moradia, sempre morei de aluguel por isso agradeço ao Governo do Estado e toda equipe Secid por nos proporcionar e nos dar condições de ter a nossa casa própria”, falou, emocionado Augusto de Jesus Azevedo, morador da Portelinha, Ilhinha.

Residencial José Chagas

O Residencial José Chagas, localizado na avenida Ferreira Gullar, é uma ação complementar ao projeto PAC Ponta do São Francisco. Com investimentos de cerca de R$ 20 milhões, a obra gerou cerca de 300 empregos diretos em São Luís, com prioridade para mão de obra local.

Assinatura de contrato para entrega de apartamento no Residencial José Chagas (Foto: Jasf Andrade)

O residencial é constituído por oito blocos de 32 apartamentos de 45,6 m² e vai abrigar famílias que moravam em palafitas na área que compreende o São Francisco, Ilhinha e Vila Jumento, em São Luís.

O empreendimento foi construído pelo Governo do Estado, no âmbito do programa Minha Casa, Minha Vida, ainda no governo Dilma Rousseff. As moradias serão destinadas às famílias que vivem em vulnerabilidade social.

PAC Ponta do São Francisco

A intervenção consiste num conjunto de obras de urbanizações com infraestruturas básicas de rede de esgoto sanitário doméstico, drenagem pluvial, rede de abastecimento de água, redes gerais de iluminação e força, estruturais, recuperação e continuidade do talude existente, aterro de áreas sujeitas a alagamentos causados pelo fluxo das marés e construção de equipamentos públicos de apoio à pesca e lazer, em conformidade com seus respectivos projetos urbanísticos e complementares.