Pontos de higienização instalados pelo Estado auxiliam na prevenção ao coronavírus

Pontos de higienização contam com orientações sobre a lavagem correta das mãos (Foto: Divulgação)

Quem passar pelos terminais de integração de ônibus coletivos da Cohama, Cohab, Praia Grande, São Cristóvão e BR 135, em São Luís, contará com espaços para higienizar as mãos e, assim, somar nas ações de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19). Os pontos de higienização foram instalados, pelo Governo do Estado, integrando a série de iniciativas de combate à pandemia. Os lavatórios contém água limpa, sabão líquido e informações sobre o modo correto de lavar as mãos. Os pontos serão ampliados a mercados e feiras da capital e demais cidades da Grande Ilha.

A melhor forma de prevenção ao novo coronavírus é ficar em casa, reforça o secretário de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), Rubens Junior, pontuando o trabalho do Governo do Maranhão. “Higienizar as mãos é um gesto simples e muito eficaz. Dentro das ações de prevenção a esse vírus, que ameaça a nossa comunidade, estamos implantando estações de higienização que disponibilizam água limpa e sabão líquido, além de informações sobre o modo correto de lavar as mãos”, reforça o gestor.

A Secid instalou ainda lavatórios para uso da população nos mercados dos bairros de Fátima, Centro (Mercado Central), do Vinhais e da Liberdade, totalizando 22 pontos. Os kits de higienização também serão instalados nos municípios de Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa. A ação é recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e tem como objetivo principal garantir às pessoas o acesso a um método eficaz e barato de prevenção ao vírus. 

O secretário Rubens Junior reforça que as medidas são um somatório para que os níveis de contágio sejam cada vez menores e faz o alerta. “A gestão está atuando em diversas frentes para controle e prevenção deste vírus. Ficar em casa é a orientação neste momento. Porém, se por alguma razão a pessoa precisa sair, que siga as orientações para reduzir a possibilidade de contágio”, enfatiza. Os pontos de higienização estão instalados com encanação, água e esgoto próprio do local, onde poderão ser utilizados de forma permanente.

Em abril, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendou a criação de estações de higienização com água limpa e sabão em áreas onde um maior número de pessoas precisam continuar circulando. No Maranhão, a implantação dos Pontos de Higienização em São Luís, determinada pelo governador Flávio Dino e coordenada pela Secid, integra um conjunto de estratégicas do Governo do Estado na prevenção ao vírus.

Contato

Endereço: Av. Getúlio Vargas, 1908
Monte Castelo,São Luís - MA, CEP: 65030-005
Fone:(98) 3133-1400