Governo reúne Conselho Estadual das Cidades para apresentar medidas contra a Covid-19

Secid esteve à frente da reunião virtual

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, o Governo do Estado tem adotado medidas com o objetivo de evitar aglomerações. Por causa disso, em um ato inédito, a Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) realizou, nesta sexta-feira (24), a primeira reunião virtual com o Conselho Estadual das Cidades do Maranhão (ConCidades-MA).

Na reunião de conselheiros, por videoconferência, o gestor da Secretaria das Cidades, Rubens Pereira Júnior, fez um panorama das ações do governo no combate ao coronavírus. “Todas as unidades da rede estadual de saúde já possuem leitos exclusivos para atendimento a pacientes que necessitarem de assistência hospitalar por conta da Covid-19”, disse o secretário.

“Diariamente, o Governo do Estado anuncia o quantitativo de leitos criados exclusivamente para o tratamento de pacientes com coronavírus. Ao todo são 591 leitos, sendo 403 clínicos e 188 de UTI. Somente na capital, São Luís, são 235 leitos clínicos e 107 de UTI, e no interior do estado são 168 clínicos e 81 de UTI. Dentre as cidades que já receberam leitos, estão Imperatriz, Chapadinha, Coroatá e Timon”, pontuou Rubens.

Entre as ações voltadas para a economia, cerca de 850 mil maranhenses estão com a conta de água gratuita por dois meses. Já os motoristas ganharam mais prazo para pagar o IPVA 2020. “O ICMS foi zerado para álcool em gel, álcool 70%, luvas médicas, máscaras médicas e hipoclorito de sódio 5%. E também houve a suspensão por 90 dias do pagamento do ICMS sobre o Simples para micro e pequenas empresas”, complementou o secretário.

Na oportunidade, 14 conselheiros participaram da reunião no qual puderam deliberar sobre questões acerca dos municípios do Estado do Maranhão. A reunião virtual teve objetivo de garantir a participação de todos para o conhecimento de ações no combate ao Coronavírus, além de apresentar propostas de melhorias destas ações para as regiões.

O conselheiro Batista Silva, da cidade de Bacuri, ressaltou a importância dos conselheiros na pauta. “O secretário acerta chamando os conselheiros para esse diálogo, além de estar valorizando cada membro e o Conselho Estadual das Cidades como um todo, que através das nossas ideias podemos contribuir com essa discussão a nível de Estado que é tão relevante para população”.

Batista ainda solicitou mais informações da Ação dos Pontos de Higienização das Mãos que a Secretaria das Cidades está à frente. “Quero somar e contribuir em alcance como cidadão, ser humano e conselheiro,” disse.

A Secid iniciou a implantação de Pontos de Higienização das mãos. A ação faz parte do conjunto de estratégias que o Governo do Maranhão está adotando para prevenção ao coronavírus (Covid-19).

Na primeira etapa de implantação do programa, a Secid instalará pias de higienização em 10 pontos estratégicos da capital maranhense: Mercado Central, da Liberdade, da Cohab, do Bairro de Fátima e do Vinhais, além dos Terminais de Integração da Cohama, da Praia Grande, Terminal da Cohab, do São Cristovão e do Distrito Industrial.

A conselheira Maria Clea Jesus Barros aproveitou a reunião para descrever as ações que estão sendo feitas pelo município de Grajaú, bem como, as intervenções do Governo para a cidade. Já o conselheiro Paulo Bandeira, da cidade de Barra do Corda, perguntou como está sendo feita a entrega de cestas básicas para os municípios. Em todo o Estado, estão sendo entregues 200 mil cestas básicas, numa parceria entre o Governo do Estado e a Assembleia Legislativa. A iniciativa do Governo do Estado é executada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA).

Ronald Chaves, conselheiro representante da cidade de Cururupu, apresentou alguns pontos para a reunião: sobre os testes para o Covid-19 e assistência para os municípios. Questionou sobre o decreto que fala sobre o transporte interestadual.

O secretário Rubens pontuou que a deficiência dos testes para o Covid-19 acontece em todo o mundo. Explicou que os próprios municípios podem contratar seus testes. “Por parte do governo alguns estão sendo feitos em São Luís e uma outra parte em Belém”. Rubens Jr destacou ainda que o governo está lutando muito para garantir os equipamentos de segurança e proteção individual (EPIs), apesar da falta no mercado.

Conselho Estadual das Cidades

O ConCidades/MA tem por finalidade estudar, formular e propor diretrizes para o desenvolvimento urbano e regional, com participação social e integração das políticas de gestão do solo urbano e rural de habitação, saneamento ambiental, acessibilidade e mobilidade, em consonância com as deliberações das Conferências Municipais, Estadual e Nacional das Cidades.