Perto da inauguração, moradores aprovam modernização do Viva Cidade Operária: “Mudou 100%”

Modernização do Viva Cidade Operária (Foto: Nael Reis)

Homens trabalham dia e noite nos últimos ajustes da obra de revitalização do Viva da Cidade Operária, que deve ser entregue à população nesta sexta-feira (20) pela Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid). A intervenção urbanística em um dos bairros mais populosos de São Luís levou uma estética moderna ao espaço, que até então era subutilizado pelos moradores da região.  

Com concha acústica, playground, pista de caminhada ampliada, bicicletário, estação para exercícios físicos, área de vivência, mesa para jogos, áreas verdes, pista de skate e espaço para piquenique, entre outras melhorias, o equipamento já vem atraindo muita gente para o local, que aguarda com ansiedade a entrega da obra. 

Esse é o caso de Roberto Júnior, que mora na Cidade Operária e é atleta de ciclismo na modalidade BMX Freestlyle Park há 13 anos. Ele e outros jovens do bairro que praticam skate, bike e patins, já aproveitam a nova pista do Viva Cidade Operária antes mesmo da entrega oficial da reforma. 

“Começamos a fazer testes nela. Com a entrega aqui da pista vai melhorar bastante o movimento da rapaziada, tanto da bike, quanto do skate e do patins”, afirma o atleta.      

Modernização do Viva Cidade Operária (Foto: Nael Reis)

O ciclista conta que, antes, eles precisavam se descolar até outro bairro para praticar essas modalidades esportivas. Para Roberto Júnior, a nova pista do Viva Cidade Operária é importante para a juventude e pode ajudar a formar novos atletas, já que tanto o BMX quanto o skate são modalidades que foram adicionadas ao programa dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. 

“Essa pista aqui agora tá significando muito. É uma coisa que a gente tá esperando já há bastante tempo. Tá tudo ok, a pista tá de boa, todo mundo gostando dela. O que nós queremos é fazer com que todos os esportes cresçam na região”, reforça o atleta. 

Qualidade de vida

A dona de casa Iraneide Vieira também já começou a usufruir da pista de caminhada. Ele mora há 33 anos no bairro e aprovou a obra de revitalização. Para ela, o novo Viva agora é sinônimo de qualidade de vida. 

“Aqui mudou muito, mudou 100%. A gente precisava disso, de uma área de lazer aqui na Cidade Operária. Há muito tempo a gente precisa de um espaço desse aqui para a população. Chegou em uma hora boa”, avalia Iraneide. 

Roberto Júnior já usa a pista de skate (Foto: Nael Reis)

A aposentada Graça Costa também começou a se exercitar na academia a céu aberto já instalada na praça. Antes ela precisava se deslocar bastante para manter a saúde em dia. 

“A gente ia fazer caminhada na UEMA, que é muito longe. No primeiro dia que eu andei aqui, eu já convidei as minhas vizinhas. Aqui tá muito bom. Era preciso e chegou na hora certa”, disse a aposentada. 

A obra de revitalização do Viva da Cidade Operária compreende ainda reforma da quadra poliesportiva com a construção de arquibancadas, construção de quadra de areia, praça de alimentação para foodtruck e painel artístico para grafite, além da reforma dos vestiários e da nova iluminação do campo de futebol.

O secretário Rubens Pereira Junior afirmou que a intervenção urbanística da praça Viva Cidade Operária é uma iniciativa pioneira de integração e participação da comunidade adotada pela Secid.

“Nós estamos governando para o povo e atendendo aos interesses e necessidades coletivas. Desse modo, estamos avançando nos trabalhos. Conversamos com as comunidades no sentido de integrá-las ao processo de elaboração e construção de projetos e empreendimentos distribuídos em diferentes áreas do Estado”, ressaltou o gestor da pasta.

Contato

Endereço: Av. Getúlio Vargas, 1908
Monte Castelo,São Luís - MA, CEP: 65030-005
Fone:(98) 3133-1400