Campanha “Operação Resgate” intensifica ações de saúde e de combate às drogas no Centro de São Luís

Com a finalidade de garantir maior qualidade de vida às pessoas da região central de cidade, sobretudo daquelas que vivem em condições de rua e dependência química, foi  realizada na manha  desta quinta-feira(05), na área do Mercado Central, a 2ª edição deste ano da Operação Resgate.

A iniciativa é coordenada pela Polícia Civil em parceria com a secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), Secretaria Estadual da Saúde(SES), Prefeitura de São Luís e o Centro de  Psicossocial – Alcool e Drogas (CAPs-AD)Ação Social tem objetivo de oferecer as pessoas que passam por ali todos os dias, principalmente para os moradores serviços como orientação psicológica, aferição de pressão arterial, orientação médica, exame rápido de HIV , testes de diabetes, entre outros serviços.

O secretário Rubens Jr, destaca que foi um dos assuntos em questão na reunião do comitê de segurança do programa Nosso Centro e a proposta da Secid é apoiar  e intensificar as ações de combate as drogas no Centro de São Luís.

“São investimentos do governo do estado que estão sendo feitos em diversos setores por meio do programa Nosso Centro que tem como objetivo tornar a região central da cidade referência em renovação e desenvolvimento sustentável, com incentivos e projetos com foco nos eixos habitacional, comercial, tecnológico e gastronômico”. afirmou.

Sobre a campanha de ação social Rubens Pereira Jr. falou  que “Temos que encarar a questão das drogas não só como problema de segurança, mas também como de saúde pública e por isso montamos uma força tarefa com  a Secretaria de Segurança, Pública (SSP) secretária da Saúde e prefeitura de São Luis no sentido de ampliar as ações de prevenção e intensificar essas ações, principalmente na região central da cidade”.

Para o titular da delegacia de Costumes, Joviano Furtado, a campanha  tem adesões  e resultados positivos. “Queremos resgatar vidas e mostrar que sempre a uma segunda chance para todos, bem como possibilitar a essas pessoas acesso aos serviços de saúde”, ressaltou.

Falou também que no atendimento deste mês de março, foram detectadas várias pessoas com diagnostico de diabetes e outros tipos de patologias e automaticamente os profissionais de saúde encaminham para o tratamento. Foram atendidas cerca de 200 pessoas.

A ação social acontece desde 2011 em vários bairros de São Luis e está na sua terceira edição. Conta com a participação de 30 profissionais de diversas  áreas e estudantes universitário da área de saúde e psicologia.

“Nós que trabalhamos no centro o dia todo nunca temos tempo de procurar um médico e fazer os nossos exames, a gente está doente e nem sabe, mas graças a Deus hoje eu pude parar, medir minha pressão, fazer exame de sangue e receber orientações para cuidar melhor da minha saúde” declarou Ana Rafaela, funcionária de uma loja.