Ações de beleza e saúde marcam o Dia Internacional da Mulher na Secid

Comemoração do Dia Internacional da Mulher na Secid

Ações na área de beleza, saúde, protagonismo feminino e o lançamento do projeto Secid Mulher marcaram o evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher, promovido pela Secretaria de Estado de Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), com a participação de parceiros da secretaria.

A comemoração foi realizada na sexta-feira (6), no auditório da sede da secretaria, em São Luís. O secretário de Estado de Cidades e Desenvolvimento Urbano, Rubens Pereira Junior, participou das atividades e falou do protagonismo das mulheres à frente dos principais departamentos e setores da secretaria. 

“Para essas mulheres que, no, seu dia a dia, lideram e desenvolvem um grande trabalho na Secid, vai o meu agradecimento pelo comprometimento, responsabilidade em contribuir para um Maranhão mais justo, menos desigual e com oportunidades para todos e todas”, exclamou o secretário.

Secid Mulher

Secretário Rubens Pereira Junior participa da comemoração

Depois das homenagens, foi realizado o lançamento do projeto Secid Mulher. “Este é o momento de apresentar o projeto, de manifestar e apoiar a igualdade de direitos e reforçar o combate ao machismo e à violência de todas formas”, ressaltou Rubens Pereira Junior. 

A supervisora do Departamento de Recursos Humanos, Priscila Rodrigues, informou que a maioria dos servidores da Secid é do sexo feminino. “Por isso, estamos implantando o Secid Mulher como forma de integrar, de maneira articulada, ações e atividades para a valorização e o empoderamento das mulheres na secretaria”, afirmou.

Apresentado pelas assessoras Monique Martins e Isabela Barbosa, o projeto é uma iniciativa que tem o objetivo de criar e fomentar ações, a fim de promover a igualdade de gênero, com base no Objetivos do Desenvolvimento Sustentável 5 (ODS 5) e no Programa 50/50, da Organização das Nações Unidas (ONU).

O objetivo do Secid Mulher é promover práticas que impulsionem a equidade de gênero, através da incorporação de iniciativas engajadoras nas atividades e rotinas da secretaria, com a valorização e empoderamento das mulheres da Secid.

Será criado o Comitê Gestor de Inclusão e Diversidade para gerir o projeto e viabilizar ações e medidas que tratam das políticas de diversidade e inclusão nos diversos espaços institucionais; identificar, compreender e gerir processos que contribuam com a igualdade de direitos na perspectiva de gênero, raça, sexualidade, vulnerabilidade social e a inserção da pessoa com deficiência; propor e promover ações e medidas visando à prevenção e ao enfrentamento de todas as formas de violência contra o público referido; promover novas concepções de gestão e cultura organizacional para alcançar a igualdade de direitos; e proporcionar ambiente confortável e seguro para todas.

Eixos de atuação são os de saúde e bem estar, com a realização de ações com as de apoio ao empreendedorismo e a divulgação das redes de proteção e enfrentamento para denúncias relacionadas a qualquer tipo de violação à mulher.

Contato

Endereço: Av. Getúlio Vargas, 1908
Monte Castelo,São Luís - MA, CEP: 65030-005
Fone:(98) 3133-1400