Famílias participam do sorteio de endereços do Residencial José Chagas

Secretário Rubens Jr durante o evento de sorteio de endereço dos beneficiários destacou a habitação como uma das prioridades de governo (Foto: Divulgação)

Na tarde desta terça feira (3), o Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), realizou o sorteio de localização das famílias que foram contempladas no residencial José Chagas.

O empreendimento é uma ação complementar do projeto PAC Ponta do São Francisco que visa beneficiar familias que vivem em vulnerabilidade social ma região da Ilhinha.

O evento contou com a participação do secretário das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Rubens Pereira Jr, e lideranças das comunidades da Portelinha, Ilhinha e Vila Jumento.

De acordo com o secretário das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Rubens Pereira Jr, a politica de habitação é uma das prioridades da gestão do governador Flávio Dino. “Com a entrega desse residencial o governo vai garantir moradia digna para 256 famílias que antes viviam em palafitas e nunca tiveram casa própria. E o prazo para a inauguração da obra será ainda no mês de março”, afirmou.

O secretário ressaltou, ainda, que paralelamente ao residencial será entregue uma quadra poliesportiva e uma praça para a comunidade.

Conceição de Maria, moradora da Portelinha falou que  construiu uma palafita de dois cômodos no fundo da casa da sua mãe, pois não tinha onde morar com sua filha. “O local era insalubre, sem banheiro, minha filha não tinha onde brincar e só vivia doente, mas com esse projeto nossa vida vai mudar, graças ao governador Flávio Dino que deu uma oportunidade para realizamos um sonho quase impossível, o da casa própria”, desabafou ela.

Dona Maximiana de Sá, de 90 anos, disse emocionada: “foi o melhor presente que já ganhei em minha vida, começar 2020 com uma casa própria é tudo de bom!”.

Já a beneficiária Roseana Santos, presente no evento de sorteio dos endereços, disse que está muito ansiosa e feliz. “Nunca acreditei que poderia ganhar uma casa na minha vida, agradeço ao secretário Rubens Jr pelo empenho em tornar o nosso sonho possível”, exclamou.

O sorteio foi coordenado pelo Departamento Social da Secid que adotou a seguinte dinâmica: os beneficiários com deficiência tiveram prioridades nos apartamentos do térreo e os demais participaram do sorteio de endereços a partir do 2º andar.

Residencial José Chagas

Empreendimento executado pelo Governo do Estado, de interesse social, no âmbito do programa Minha Casa, Minha Vida com contrapartida do Estado. As moradias serão destinadas às famílias que vivem em vulnerabilidade social na região da ilhinha.

O Residencial José Chagas, localizado na avenida Ferreira Gullar, é uma ação complementar ao projeto PAC Ponta do São Francisco. Com investimentos de cerca de R$ 20 milhões, a obra gerou cerca de 300 empregos diretos em São Luís, com prioridade para mão de obra local. O residencial é constituído por 8 blocos de 32 apartamentos de 45,6 m² e vai abrigar famílias que moravam em palafitas na área que compreende a Ilhinha, Portelinha e Vila Jumento, em São Luís.

PAC Ponta do São Francisco

A intervenção consiste num conjunto de obras de urbanizações com infraestruturas básicas de rede de esgoto sanitário doméstico, drenagem pluvial, rede de abastecimento de água, redes gerais de iluminação e força, estruturais, recuperação e continuidade do talude existente, aterro de áreas sujeitas a alagamentos causados pelo fluxo das marés e construção de equipamentos públicos de apoio à pesca e lazer, em conformidade com seus respectivos projetos urbanísticos e complementares.

Está prevista também a criação de estacionamentos, rampas de acesso pesqueiro ao Rio Anil e Bacia de São Marcos, galpão de apoio a comunidade pesqueira ali existente e localizadas ao longo da Avenida Ferreira Goulart.