Governo garante direitos e dignidade com a titulação de 1000 famílias da região da Cidade Olímpica

Entregas de títulos de regularização fundiária (Foto: Nael Reis)

Milhares de famílias da Cidade Olímpica iniciaram 2020 de forma diferente: É que elas foram integradas à cidade por meio da titulação. O evento de entrega dos títulos de regularização fundiária a mais de 1000 famílias foi realizado neste sábado (15) pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid).

De acordo com o secretário das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Rubens Pereira Junior, a ação segue a determinação do governador Flávio Dino de intensificar o programa de regularização fundiária em todo estado. Por isso, foi realizada mais uma etapa de entrega de títulos na Cidade Olímpica e nos residenciais José Reinaldo Tavares e Sarney.

“São anos de direitos negados a milhares de famílias que viviam há anos na clandestinidade, e agora com a titulação vamos mudar a vida dessas pessoas, para melhor, garantindo assim cidadania e moradia digna para todos”, declara Rubens Junior.

O gestor falou ainda que a Secid está trabalhando simultaneamente em diversas áreas do estado. Na região do Pac Rio Anil, as equipes atendem famílias dos bairros da Liberdade, Alemanha, Ivar Saldanha e Vila Palmeira, em São Luís; e Vila 7 de setembro e Vila Vitória, em Imperatriz. Além disso, a Secid assinou Acordo de Cooperação Técnica para fins de regularização fundiária com 17 municípios maranhenses. Está previsto, também para o mês de março, a formalização do Termo de Cooperação Técnica com a Superintendência de Patrimônio da União.

“Começar 2020 com o título de propriedade da minha casa é o melhor presente que eu poderia ganhar do governo; é um sonho realizado! Foram anos e anos de muita luta e insegurança. Agradeço ao nosso governador Flávio Dino e ao Rubens Jr por trabalhar pelo mais pobres”, falou emocionada D. Maria do Amparo da Cruz, moradora da Cidade Olímpica há mais de cinco anos.

Entregas de títulos de regularização fundiária (Foto: Nael Reis)

“Hoje é um dia especial, é um sonho realizado. Agora posso reformar a minha casa sem medo. Agradeço a todas as pessoas que lutaram para transformar nossas vidas, em especial o nosso governador”, relata Francisca Boas Gusmão, moradora do residencial José Reinaldo Tavares.

“Com o meu título de propriedade, tenho direitos assegurados, e o mais importante, minha casa está valorizada, por isso agradeço a todos que trabalharam para transformar nosso sonho em realidade ”, falou Vanicléia de Sousa beneficiária do residencial José Sarney Costa.

“Eu agradeço ao governador Flávio Dino e secretário Rubens pelo trabalho em que tem feito na Cidade Olímpica. Moro há 21 anos na Cidade Olímpica e agora com o título de propriedade, posso fazer a reforma que sempre sonhei, e isso vai melhorar minha saúde e minha vida”, disse Maria de Lurdes Vieira da Silva.

Entregas de títulos de regularização fundiária (Foto: Nael Reis)

Presente também no evento o presidente da associação dos moradores do residencial José Reinaldo Tavares, José Batalha, que ressaltou o compromisso do governador Flávio Dino e a parceria do secretário Rubens Pereira Jr em promover sempre melhorias na região.

“Hoje o governo está nos integrando a cidade, assegurando cidadania para todos por meio do título de regularização fundiária. Agradecemos ao secretário Rubens Pereira pela trabalho que vem desenvolvendo nas comunidades, sempre presente e atuando em prol da coletividade e do bem estar das pessoas”, frisou.

“São anos de muitas lutas e perseverança mas sempre acreditando em nossos sonhos, e hoje é um dia de festa para todos nós. Estamos com o título da nossa casa e isto é uma conquista grandiosa para a nossa comunidade!”, exclamou a presidente da associação de moradores da Cidade Olímpica, Kenia de Lano.