Líderes comunitários, parceiros de programas do Governo, são premiados

A secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) inicia 2020 com mais uma edição do prêmio “Somos Amigos das Cidades”. Desta vez a Secretaria deu ênfase a dois atores da sociedade civil que contribuíram para a implementação de políticas públicas por meio dos Programas Nosso Centro, Cheque Minha Casa e Pac Rio Anil.

Em sua 5ª edição, a premiação homenageou Michel Rabelo Gomes e Maria de Jesus Almeida. Michel trabalha com crianças e adolescentes na área do Projeto Pac Rio Anil. Entre janeiro e julho, ele se dedica área de cultura com o grupo de dança Cacuriá, promovendo oficinas de dança e percussão para as festividades Juninas e do Divino Espírito Santo.

“Também nos dedicamos a um projeto da escolinha de futebol do Cacuriá, no campo dao bairro da Liberdade e em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) são ofertadas várias palestras sócio educativas, além de acompanhamento  familiar”, explica. 

Michel Gomes é um dos parceiros da Secid na implementação de políticas públicas por meio do projeto Pac Rio Anil, que inclui ações como a revitalização da Vila Goreth, construção da praça Maria Firmina, do Conselho Tutelar, do Batalhão Tirandentes, e de outros equipamentos comunitários  da região que estão em fase de finalização.

“A Secid inova e mostra que é possível trabalhar em parceria com as comunidades, por isso hoje, me sinto engrandecido e valorizado  em receber essa premiação”, comenta Michel ao destacar que se não fosse a iniciativa da premiação, seu trabalho e o de outros colegas seriam praticamente anônimos. 

O Secretário adjunto da Secid, Raimundo Reis presente no evento, ressaltou o empenho das lideranças e parceiros comunitários que fortalecem a gestão estadual. “São pessoas que se dedicam há anos com muito esforço para melhorar a vida das pessoas em suas comunidades. Agradeço em nome de toda a nossa secretaria, a generosidade desses atores especiais “. disse o gestor.

A outra premiada é Maria de Jesus Almeida Costa ou Dijé, como é mais conhecida.  Moradora do Centro Histórico de São Luís, ela é líder comunitária de causas sociais e atua em segmentos, como na área da saúde fomentando políticas de prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). 

Vice-presidente da União de Moradores do Centro Histórico, ela desenvolve importante papel na luta por direitos, na proteção e redução de danos aos usuários de entorpecentes e moradores de rua; de trabalho e renda para os vendedores ambulantes da Praia Grande na área do Reviver, além de qualificação profissional para ingresso no mercado de trabalho.

Dijé é uma das principais interlocutoras da Secid junto à comunidade do Centro de São Luis, facilita o acesso aos moradores e mobiliza a população em torno das ações dos programas Nosso Centro e Cheque Minha Casa. Também atua promovendo e organizando eventos para discussão das politicas públicas da secretaria.

Ao receber o prêmio ela destacou a capacidade de diálogo que o Governo do Maranhão tem demonstrado “Essa oportunidade de dialogar com as comunidades, nos  dá oportunidades de compartilhar experiências e saberes. Fico feliz por representar minha comunidade e levar juntamente com a Secid os benefícios, estendendo aos residentes da área central da cidade, um universo de possibilidades e que usufruam desse maravilhoso ‘Patrimônio Cultural da Humanidade’. Pontuou.

Contato

Endereço: Av. Getúlio Vargas, 1908
Monte Castelo,São Luís - MA, CEP: 65030-005
Fone:(98) 3133-1400