Programa Adote Um Casarão leva projeto colaborativo de marcenaria para o Centro Histórico

Há pouco mais de um ano o Edie Anderson Pires e mais dois sócios criaram o Projeto Criativo Casa da Árvore, uma experiência colaborativa de capacitação nas áreas de marcenaria, serralheria, sustentabilidade e design. 

Com o sucesso do projeto, houve necessidade de garantir um espaço físico maior para a realização das atividades. Com o Programa Adote um Casarão, coordenado pela Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), o projeto ganhou nova vida, e vai funcionar em um Imóvel do Centro Histórico de São Luís.

“É um projeto que é bom para todos. Nós vamos oferecer mais espaço para os clientes numa área muito valorizada e o Casarão será recuperado, o que é muito importante para a preservação do Patrimônio Histórico de São Luís. Com o dinheiro que hoje investimos em aluguel, vamos investir na recuperação de um imóvel mais adequado para as nossas atividades”, explica Edie Anderson. 
O Adote um Casarão, é uma iniciativa do Governo do Maranhão para garantir a reforma e a concessão de imóveis do Estado, situados no Centro Histórico de São Luís.

O projeto faz parte do Programa Nosso Centro, amplo conjunto de ações para a revitalização da região central da capital maranhense. 
Além da recuperação da estrutura física dos imóveis, a primeira etapa do Adote um Casarão vai gerar pelo menos 500 empregos diretos, com investimentos de R$ 12 milhões no Centro Histórico. 


“Esse projeto é uma das nossas linhas estratégicas definidas pelo governador Flávio Dino para garantir a preservação do nosso rico acervo arquitetônico, ao mesmo tempo em que fortalecemos iniciativas inovadoras que gerem novos saberes, valorização da nossa cultura e geração de emprego e renda para São Luís”, detalha Rubens Pereira Júnior, titular da Secid. 

Na primeira etapa do projeto, nove empreendimentos foram contemplados com imóveis pertencentes ao Governo do Estado. Os casarões, que continuarão pertencendo ao Poder Público Estadual, foram cedidos por 30 anos para que as empresas desenvolvam negócios nas mais diversas áreas, incluindo atividades culturais de ONGs, Instituições de Ensino, Hubs de Inovação e Tecnologia, espaços de gastronomia, etc. 

Realização de sonhos

Com a mudança para o Centro Histórico os sócios da Casa da Árvore já planejam o incremento das atividades. A proposta do projeto é ampliar o espaço criativo com mais equipamentos de uso compartilhado. Nele os usuários poderão desenvolver suas habilidades, pagando apenas pelo tempo de uso do espaço e contando com o auxílio de profissionais capacitados. A proposta é dar autonomia para que as pessoas possam criar e fabricar seus próprios produtos, desenvolvendo a cultura do “faça você mesmo”.

“O Programa Adote Um Casarão vai nos possibilitar a realização de um sonho nosso desde que pensamos nessa proposta de Coworking, que é ver mais gente aprendendo uma nova profissão, ganhando dinheiro com os produtos que vão fazer lá. Pessoas que também vão realizar seus sonhos de fazer um trabalho manual e construir algo com as próprias mãos, jovens, adultos e idosos que passam a ter a oportunidade de trabalhar com marcenária sem altos custos”, explica Edie Anderson.

O Projeto Casa da Árvore vai funcionar em um Casarão Histórico situado na Rua da Palma, coração do Centro Histórico.

Contato

Endereço: Av. Getúlio Vargas, 1908
Monte Castelo,São Luís - MA, CEP: 65030-005
Fone:(98) 3133-1400