Secid promove palestra para divulgar a campanha Janeiro Branco

Psicologa Luciene Ribeiro fala da campanha Janeiro Branco

Com a proposta de divulgar a campanha Janeiro Branco, a Secretaria de Estado de Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) promoveu, na sexta-feira (24), a palestra “As aparências enganam”, proferida pela psicóloga e especialista em saúde mental Lucilene Ribeiro. A campanha Janeiro Branco é voltada para a difusão do conhecimento e compreensão sobre a saúde mental, em especial temas como depressão, ansiedade e fobias.

Ao abrir o evento, Lucilene Ribeiro, destacou a importância da campanha Janeiro Branco e os seus objetivos. “Trabalhamos o mês de janeiro como marco estratégico para que as pessoas e instituições sociais do mundo reflitam, debatam, conheçam, planejem e efetivem ações em prol da saúde mental e do combate ao adoecimento emocional dos indivíduos e das instituições públicas e privadas”, ressaltou.

A psicóloga evidenciou que, embora os psicólogos estejam à frente do movimento, por serem os profissionais que lidam com saúde mental, o Janeiro Branco busca envolver a todos. “Um gestor, por exemplo, pode reunir seus colaboradores para discutir o tema no ambiente de trabalho”, sugeriu.

Equipe Secid levanta a bandeira em prol do Janeiro Branco

Através de uma dinâmica, a psicóloga demonstrou a importância das interações e a transformação das pessoas na era da internet. “O indivíduo, atualmente, valoriza mais o virtual e dá menos valor às relações sociais. Com isso, está se isolando e se distanciando das pessoas, o que compromete seriamente sua saúde mental”, explicou. 

Ao final do evento, Lucilene Ribeiro agradeceu o convite e a parceria da Secid em prol de um tema, na mobilização e divulgação da campanha. A ação faz parte de um projeto do departamento de Recursos Humanos da Secid, que visa debater e mobilizar os colaboradores para diversos temas e campanhas.      

Para a supervisora do Recursos Humanos da Secid, Priscila Fernandes Rodrigues, é muito importante criarmos o hábito de falar e entender nossas emoções. “A palestra Saúde Emocional no mês de janeiro, que é considerado o mês de prevenção da Saúde Mental, nos dá essa oportunidade de refletir sobre esse tema que é indispensável em todos os âmbitos das nossas vidas. Que possamos lidar cada dia melhor com nossas emoções e, consequentemente, viver melhor”, ressaltou.

Janeiro Branco

A Campanha Janeiro Branco nasceu em Minas Gerais e é dedicada a promover a psicoeducação das pessoas e das instituições, favorecendo a saúde mental por meio de debates, reflexões, palestras, rodas de conversa, oficinas, caminhadas e outras formas de ações.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 300 milhões de pessoas sofrem de depressão em todo o mundo, um transtorno mental frequente que afeta todas as faixas etárias, de qualquer raça, etnia ou classe social. A doença é a principal causa de incapacidade e é pauta de destaque quando se fala em saúde da mente.

Contato

Endereço: Av. Getúlio Vargas, 1908
Monte Castelo,São Luís - MA, CEP: 65030-005
Fone:(98) 3133-1400