“O Programa Cheque Minha Casa se resume a uma palavra: solidariedade”, disse Rosana de Jesus Cavalcante

Secretário Rubens Pereira Jr. visita o novo lar da família Cordeiro Cavalcante

Moradora do bairro Vila Passos, em São Luís, desde 1972, Rosana de Jesus Cordeiro Cavalcante, teve o sonho realizado ao ter a casa reformada após ser contemplada no Programa Cheque Minha Casa do Governo do Maranhão. Em sua segunda edição, a iniciativa beneficiou mais de 1.500 famílias de baixa renda, somente no ano passado, com um valor de R$ 5 mil a custo zero. A quantia visa apoiar a reforma, a ampliação ou melhoria de unidades habitacionais já existentes, com prioridade para as instalações sanitárias do imóvel.

“O Programa Cheque Minha Casa se resume a uma palavra: solidariedade. A nossa casa não tinha piso, a parede do banheiro foi feita reboco, era tudo rachado. Em nome da família nós agradecemos o governador Flávio Dino e o secretário Rubens Jr por permitir que histórias como a nossa possam ser renovadas”, contou Rosana de Jesus Cordeiro Cavalcante.

Novo lar da família Cordeiro Cavalcante

O secretário das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Rubens Pereira Jr., visitou o novo lar da família Cordeiro Cavalcante, contemplados pelo programa do Cheque.  “A maior obra do governador Flávio Dino é cuidar das pessoas. O Cheque Minha Casa é resultado disso. Ficamos extremamente felizes em constatar, ver de perto, a mudança que o programa faz na vida das famílias”, destacou Rubens Jr.

Rosana de Jesus contou que a mão de obra da reforma foi feita, exclusivamente, pelos familiares. “Como o nosso dinheiro estava curto, nós fizemos um mutirão familiar. Chamamos a família para ajudar, cada um fez o que pode. Meu esposo, Juarez pintou quase toda casa sozinho”, disse a dona de casa.

Juarez Barroso Cavalcante ressaltou o bom atendimento dos técnicos do Cheque. “Toda dúvida que tínhamos, corríamos na Secid para saber como resolver. Os funcionários que nos atenderam foram solícitos e pacientes, e aumentaram ainda mais nossa admiração pelo programa. A gente acha que pelo fato de ser de graça não vai prestar, mas não. Para a gente foi uma grata surpresa conhecer o programa e conhecer a operacionalidade dele”.

Novo lar da família Cordeiro Cavalcante

Sobre a reforma, Juarez Cavalcante explicou que está faltando alguns retoques na casa. “Uma segunda mão de tinta, mas elas estão compradas, vamos reunir o mutirão da família, novamente, para concluir”. Ele afirmou que as pessoas contempladas são gratas ao Governo do Estado que garantiu o recurso para quem tem baixa renda. “Com a casa reformada, está em boas condições, principalmente, para um idoso, que precisa mais de conforto. O programa também ajuda a melhorar o visual da cidade, com casas bonitas e pessoas mais felizes”, afirmou.

Nosso Centro e Cheque Minha Casa

O Polo Habitacional, do Programa Nosso Centro, tem como objetivo promover a ocupação sustentável do Centro Histórico, incentivando a instalação de novas moradias na região e a permanência e melhoria das condições de habitantes do Centro.  Para reduzir os vazios urbanos e estimular a permanência das áreas que compreendem o polo, o governador Flávio Dino uniu os programas Nosso Centro e Cheque Minha Casa.

Para comemorar os 407 anos de São Luís e do Dia da Independência, por meio da Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), foi feita a entrega dos recursos do Cheque Minha Casa, integrados ao programa Nosso Centro. Os beneficiários receberam R$ 5 mil para reformas e melhorias nas suas casas da região central de São Luís.

Além das melhorias habitacionais, por meio do Cheque Minha Casa, o Nosso Centro, no Polo Habitacional, visa recuperar, adaptar e destinar dois imóveis para a habitação social; revitalizações de imóveis para habitação de servidores públicos, estudantes e trabalhadores da região central.