Governo em parceria com a FAU-UEMA iniciam segunda etapa do projeto de assessoria do programa Cheque Minha Casa

A Secretaria de Estado de Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) e a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) realizaram um encontro na manhã desta segunda-feira (13) com os universitários da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) que irão participar da segunda etapa do projeto de Assessoria Técnica do programa Nosso Centro.

A parceria firmada em 2019 é uma iniciativa que engloba as ações que integram o Programa Nosso Centro e visa beneficiar as 300 famílias da região do Centro com assessoria técnica para otimizar os recursos, projetar e fazer algumas intervenções necessárias que proporcionem melhoria habitacional nas residências contempladas pelo Cheque Minha Casa.

Maria Luiza Teixeira, coordenadora do Programa Cheque Minha Casa, enfatiza a relevância do projeto no direcionamento não só da parte arquitetônica da obra, mas também do uso consciente do recurso recebido. “Muitos beneficiários não sabem como usar esse material que eles estão recebendo do Cheque e, com esse projeto parceiro nós conseguimos orientá-los da melhor forma para que não haja perda financeira e nem o desperdício do material”, afirmou.

Mais 40 beneficiários do Cheque Minha Casa foram contemplados com a assessoria na primeira fase do projeto. Os estudantes realizaram medições nas casas, visitas periódicas para conversar com a comunidade e por fim a entrega dos projetos.

A analista de políticas públicas da Secid, Monique Martins ressalta a importância da realização de projetos dessa natureza. “É um projeto que está sendo muito valorizado, porque gera impacto na vida das pessoas, não é só uma melhoria para casa, é uma melhoria da qualidade de vida. Hoje nós realizamos essa reunião para alinhar a segunda fase com a nova turma de estudantes da UEMA, estamos tendo um encontro de ideias muito proveitoso” relata Monique.

O estudante Carlos Figueiredo que está no 5ª período de Arquitetura e Urbanismo, participou da primeira fase, ele destacou sobre a experiência de poder participar do projeto. “Tem sido uma experiência muito boa, para mim que estou na prática aprendendo – o que ajuda no meu futuro profissional, como para os beneficiários do Programa, que estão melhorando suas vidas. Trabalhar com assessoria técnica dessa forma que nos é proposto no projeto é muito mais difícil e ter essa oportunidade por meio da iniciativa pública é raríssimo, então toda a equipe da Secid está de parabéns”, destacou o estudante.

A iniciativa é uma das ações que integram o Programa Nosso Centro e visa incentivar a permanência das pessoas na área central da cidade, além de promover a instalação de novas moradias e a ocupação sustentável dessa área de São Luís. As visitas técnicas continuarão a ser realizadas a partir da próxima semana (20) pela equipe Secid e estudantes Uema.

Contato

Endereço: Av. Getúlio Vargas, 1908
Monte Castelo,São Luís - MA, CEP: 65030-005
Fone:(98) 3133-1400