Projeto de assessoria técnica tem aceitação dos beneficiários do Programa Cheque Minha Casa

Equipe Secid/UEMA atende moradores da área Central da Cidade que recebem o Cheque Minha Casa (Foto: Divulgação)

O Projeto Piloto de Assessoria Técnica, realizado pela Secretaria de Estado de Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), aos beneficiários do Programa Cheque Minha está tendo grande aceitação das famílias residentes no Centro de São Luís.

O projeto visa assegurar as famílias residentes no Centro de São Luís assessoria técnica para otimizar os recursos, projetar e fazer algumas intervenções necessárias que proporcionem melhoria habitacional voltada para famílias de baixa renda. Participam da assessoria 20 alunos da UEMA. Atualmente, as equipes estão atuando nos bairros do Lira e Belira.

A iniciativa é uma das ações que integram o Programa Nosso Centro. Visa incentivar a permanência das pessoas na área central da cidade e promover a instalação de novas moradias e a ocupação sustentável dessa área de São Luís.

De acordo com o coordenador do Programa Nosso Centro, José Antonio Viana, é gratificante ver o avanço da assessoria técnica na comunidade pois é uma maneira do Governo do Estado apoiar, efetivamente, as famílias, além do fator financeiro.

“Entender a situação de cada família e saber como é utilizado seu espaço, sua casa e tentar contribuir na melhoria daquele espaço. É importante ainda porque é feito em conjunto com a universidade e com os estudantes do curso de arquitetura e urbanismo. É um processo de formação dos novos profissionais que já vão sair da universidade com esse olhar, com a preocupação social de apoiar as famílias de baixa renda”, relata o gestor.

José Antonio Viana ressalta, ainda, que o Programa Cheque Minha Casa, além de promover a reforma e/ou a ampliação de imóveis de moradores, vai oferecer também assessoria técnica pelos estudantes da UEMA.

Equipe Secid/UEMA com a moradora do bairro do Lira Silma Cláudia Rabelo (Foto: Divulgação)

De acordo a estudante de arquitetura Mariana Portela, a parceria da UEMA com a Secid é proveitosa para as duas instituições, pois o contato da faculdade com a comunidade gera conhecimento para os estudantes e benefícios para as famílias de baixa renda.

“A assessoria técnica possibilita a resolução de problemas típicos e muito simples, além disso, proporciona aos universitários a oportunidade de trabalhar a área de outra forma, não apenas a parte do patrimônio e sim, com as pessoas que movimentam, pulsam e fazem o Centro de São Luís um dos maiores e mais belo ponto turístico do Brasil”, evidenciou a estudante.

A moradora do bairro Lira, Silma Cláudia Rabelo, aprovou o projeto de assessoria técnica feita pelos alunos da UEMA e a Secid. “Somos orientados até na compra dos materiais que, na maioria das vezes, comprávamos muito ou em menor quantidade”, disse ela feliz com sua casa reformada. “Economizamos no material e, com o projeto, a casa fica mais ampla e mais confortável. Adorei!”, afirmou.

Contato

Endereço: Av. Getúlio Vargas, 1908
Monte Castelo,São Luís - MA, CEP: 65030-005
Fone:(98) 3133-1400