Comitê de Segurança do Centro de São Luís planeja ações estratégicas para a área central da cidade

Comitê de Segurança discute ações integradas para o Centro de São Luís

O Comitê de Segurança do Centro de São Luís se reuniu na tarde desta quarta-feira (04), com o objetivo de planejar a execução de estratégias, bem como as diretrizes estabelecidas no Plano de Segurança da área Central da cidade.

O Comitê é composto pelo Governo do Estado, por meio da secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid); Secretaria de Segurança Pública (SSP); Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc); Ministério Público; Policia Militar e Guarda Municipal.

De acordo com o assessor especial da Secid e membro do comitê, Yata Anderson, a importância do grupo é integrar as diferentes forças que representam o sistema de segurança para desenvolver ações especificas que visam impactar as políticas públicas do programa Nosso Centro.“A reunião é mais um passo no processo de consolidação do plano de segurança do Centro de São Luís que visa realizar ações integradas com entes responsáveis pela segurança como forma de transformar o Centro de São Luís em um ambiente seguro, referência em inovação e desenvolvimento sustentável”, afirma.

“Hoje alinhamos e pontuamos a atuação dos vários órgãos que compõem essa estrutura, visando a implementação de uma política pública com maior eficácia”, declara o promotor de Justiça, Cláudio Cabral.

“É de extrema importância a união do governo estadual e municipal, ainda mais se tratando de um assunto tão delicado como o Centro de São Luís, que precisa de grandes investimentos e de infraestrutura. O programa Nosso Centro contempla essas ações e tem como eixo prioritário a questão da segurança, e o comitê visa uma força tarefa”, ressalta o secretário municipal de Segurança com Cidadania, Hérico Oliveira Coqueiro.

Comitê de Segurança discute execução de ações integradas para a área central da cidade

Para o sub-secretário de Segurança Pública do Estado, Saulo de Tarso Ewerton, presente no evento, é de grande importância a integração dos órgãos em prol da segurança da área central da cidade. “O objetivo é oferecer ao Centro de São Luís uma segurança pública qualificada. Não se faz segurança apenas com policiamento, é necessário a aplicação de outras políticas, com ações conjuntas oportunizando turismo, habitação, ganho social, geração de renda e emprego”, destacou.

A reunião aconteceu na sede da Secid e foram discutidos assuntos como redimensionamento do Batalhão de Polícia de Turismo (BPTUR), videomonitoramento e ocupações dos prédios públicos.