Gestores do Estado e Vale vistoriam prédios que serão revitalizados em São Luís

Membros do Comitê Gestor do Programa Nosso Centro e gestores da Vale vistoriam prédios que serão restaurados no Centro Histórico de São Luís (Foto: Divulgação)

Membros do Comitê Gestor do Programa Nosso Centro e gestores da Vale realizaram, na segunda-feira (18), visita técnica a prédios localizados no Centro Histórico de São Luís que serão restaurados pelo Governo do Estado em parceria com a empresa.

O coordenador do Programa Nosso Centro, José Antonio Viana, explicou que o processo de contratação e execução das obras de revitalização dos prédios do Centro Histórico de São Luís, em parceria com a Vale, está sendo bem-sucedido.

“Este é um passo importante pois é o momento de se tirar dúvidas em relação aos projetos para finalizar o processo de negociação e aprovação para, então, iniciarmos a contratação das obras”, afirmou o coordenador.

Por meio desta parceria, oito prédios serão restaurados, todos no Centro Histórico de São Luís, com a disponibilização de R$ 15 milhões para as obras. Nesta ação, foram vistoriados três desses imóveis localizados nas Ruas do Giz, Palma e Rio Branco.

A superintendente de Relações Institucionais na Vale, Vanessa Tavares, disse que a empresa é comprometida com a preservação do patrimônio material e imaterial da região central de São Luís. “A nossa intenção é que façamos a restauração de prédios em parceria com o Governo do Estado. Essas visitas técnicas são as primeiras a serem realizadas depois da assinatura do acordo de cooperação, realizado em julho, e os projetos executivos já estão sendo analisados e a previsão de início das obras é ainda para este ano”, explicou a superintendente.

O superintendente de Patrimônio Cultural da Secretaria de Estado de Cultura (Secma), Eduardo Longhi, que participou das visitas, afirmou que a iniciativa garantirá que o andamento das ações seja executado de forma sustentável, garantindo mais qualidade de vida para quem reside na área. “Principalmente para as pessoas que já moram aqui consigam ter uma oportunidade melhor de moradia e de emprego”.

O Programa Nosso Centro é uma inciativa do Governo do Estado, executada pela Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) e parceiros. O Comitê Gestor do Programa Nosso Centro é formado por representantes da Secid e das Secretarias de Estado de Governo (Segov), Cultura (Secma), Turismo (Sectur), Ciência e Tecnologia (Secti); da Agencia Executiva Metropolitana (Agem) e da Polícia Militar do Maranhão (PMMA). O objetivo é promover a articulação e implementação das ações previstas no Programa Nosso Centro.

Contato

Endereço: Av. Getúlio Vargas, 1908
Monte Castelo,São Luís - MA, CEP: 65030-005
Fone:(98) 3133-1400