Programa de Revitalização de Praças é apresentado a estudantes de Arquitetura e Urbanismo

Nesta quarta-feira (13), a Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), recebeu os estudantes de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Pitágoras para apresentar o Programa de Revitalização de Praças. Na ocasião a secretária adjunta de Desenvolvimento Urbano, Arlene Vieira, mostrou a forma como a Secretaria vem desenvolvendo esses projetos a fim de melhor atender as necessidades da população de cada comunidade de forma individual.

Arlene Vieira frisou a importância de estabelecer um diálogo com a comunidade para expor o projeto da Secid, mas estando sempre aberto a adaptações. “Nós realizamos uma série de reuniões dentro de cada comunidade durante o processo de elaboração do projeto para entender a necessidade de cada local, e agora com a execução das obras nós temos os comitês gestores que funcionam como uma espécie de fiscais das obras” destaca.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Urbano, a relevância de diversificar os espaços nas praças para atender de forma mais ampla as necessidades da comunidade é uma prioridade da gestão da Secid. “Com o passar do tempo nós percebemos que as praças não são mais lugares só de contemplação, existe um público muito diversificado e uma das nossas diretrizes é poder agregar uma maior quantidade de públicos no mesmo espaço”.

A professora de Paisagismo da Faculdade Pitágoras, Paula Mendonça agradeceu a Secid por receber os universitários da turma de Urbanismo e proporcionar um diálogo rico de ideias entre a academia e a sociedade. “Foi muito gratificante pra nós entender que o projeto tem conceito, tem diretrizes, tem objetivos e que o foco desses projetos é o usuário, e também saber que a Secretaria está aberta às nossas contribuições” afirma a professora.

A estudante do 5º período de Arquitetura e Urbanismo, Daniele Vale, falou sobre como vê as teorias aprendidas em sala de aula tem um valor muito grande quando aplicadas fora dela. “A gente estuda muita coisa, mas é muito difícil ver esses conceitos aplicados na prática, e chegar aqui e analisar que a Secretaria de fato ouve a população e leva em consideração o que ela diz, foi muito gratificante.”, destaca a estudante.

Vitor Ribeiro que é estagiário no setor de projetos da Secid e estudante de Arquitetura salientou sobre a necessidade de trazer as faculdades privadas para conhecer os projetos dos órgãos públicos. “É de suma valia criar esse intercâmbio de informações, pois a gente pode tá colaborando com os estudos e projetos da Secretaria e aprendendo o que os profissionais estão construindo no que diz respeito a conceitos, inovação e acessibilidade. Tem sido uma escola estagiar na Secid”.

A Coordenadora da equipe Social da Secid, Cristiane Barcelar, contou aos estudantes como é feito o diálogo com a comunidade. ” A gestão do secretário das Cidades, Rubens Pereira Jr., prioriza esse diálogo contínuo. É um processo antes, durante a obra e será após, sempre ouvindo e fazendo com que os anseios sejam atendidos da melhor forma”.

Revitalização de Praças
Os projetos de revitalização de praças executados pelo Governo do Maranhão tem como objetivo promover uma experiência de valorização do espaço público e de fortalecimento dos laços comunitários para executar ações referentes às questões coletivas. Os projetos como a Praça do Viva Cidade Operária e Praça Nossa Senhora de Nazaré do bairro Cohatrac, apostam nos espaços públicos como importantes ambientes de diálogo, lazer, entretenimento e cultura.

Contato

Endereço: Av. Getúlio Vargas, 1908
Monte Castelo,São Luís - MA, CEP: 65030-005
Fone:(98) 3133-1400