Secid e UEMA vão prestar assessoria técnica às famílias residentes no Centro de São Luis

Técnicos da Secid e alunos da UEMA alinham informações sobre o projeto

A Secretaria de Estado de Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) e a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) firmaram parceria com o objetivo de prestar assessoria técnica às 300 famílias que participam do programa Cheque Minha Casa e residem no Centro de São Luís. As atividades começaram nesta quarta-feira (13).

Fazem parte do projeto 20 alunos que integram a Liga Acadêmica de Patrimônio Urbanístico e Arquitetônico (Lapua) da UEMA. Em reunião com técnicos da Secid, segunda-feira (11), eles participaram da sistematização das ações que serão desenvolvidas.

Além do recurso, no valor de R$ 5 mil, concedido pelo programa Cheque Minha Casa para reforma ou ampliação das residências, a Secid, por meio desta parceria, vai prestar apoio técnico na compra do material, na hora de projetar, e realizar as obras, oferecendo soluções arquitetônicas a um determinado ambiente, com participação dos estudantes da Lapua.

Foram formadas equipes de quatro alunos e um técnico da Secid que farão o acompanhamento e monitoramento técnico e um levantamento aeroespacial. Eles já estão em campo realizando as atividades.

Para o coordenador do programa Nosso Centro, José Antonio Viana, a integração da Secid e a UEMA assegura às famílias residentes no Centro de São Luís assessoria técnica para otimizar os recursos, projetar e fazer as intervenções necessárias que proporcionem melhoria habitacional voltada para famílias de baixa renda.

“A iniciativa é uma das ações que integram o Programa Nosso Centro que visa incentivar a permanência das famílias na área central da cidade e promover a instalação de novas moradias e a ocupação sustentável do Centro Histórico”, ressalta o coordenador.

O presidente da Lapua, Victor Varão, informou que a liga trabalha com o acervo histórico e paisagístico, que é a área protegida pelo Estado e pela União. “Sendo assim, a Secid está nos dando oportunidade de trabalhar o Centro de outra forma, não apenas na parte do patrimônio e, sim, a parte viva que são os moradores. A Secid, através do Cheque Minha Casa, está motivando os moradores do Centro continuarem na área e, por essa razão, a Liga apoia o projeto Nosso Centro”, afirmou.

Contato

Endereço: Av. Getúlio Vargas, 1908
Monte Castelo,São Luís - MA, CEP: 65030-005
Fone:(98) 3133-1400