Secid realiza 36ª reunião do Conselho Estadual das Cidades

O secretário Rubens Jr dá boas-vindas aos conselheiros

Termina sexta-feira (8), a 36ª reunião ordinária do Conselho Estadual das Cidades. O encontro iniciou no dia (7) e contou com a presença do secretário das Cidades e Desenvolvimento Urbano e presidente do Conselho Estadual das Cidades (Concidades), Rubens Pereira Jr., e demais gestores da Secid.

A proposta do encontro é discutir temas como Controle Social, Desenvolvimento Urbano, Acessibilidade e Mobilidade e Saneamento Ambiental. Na ocasião, o secretário de Estado de Cidades e Desenvolvimento Urbano e presidente do Concidades, Rubens Pereira Jr.,  destacou a importância do evento. Também ressaltou o papel do Conselho para o fortalecimento e implementação de políticas públicas nas diversas áreas de atuação do governo.

“É um espaço de encontro do governo com os segmentos organizados da sociedade civil. Por isso, para nós é importante sermos pautados pelo conselho, pelas decisões e definições alinhadas em reunião. Essa é a proposta do governador Flávio Dino e que implantaremos ao longo da nossa gestão”, afirmou Rubens Jr.

O conselheiro Ronald Henrique Chaves aproveitou a oportunidade para sugerir que o Concidades participe ativamente das pautas que envolvem a Região Metropolitana. “É de suma importância esse trabalho da Secid, que vem desenvolvendo grandes ações, por meio de políticas públicas, e melhorando a vida das pessoas. Os programas Regularização Fundiária e Cheque Minha Casa são grandes exemplos disso. Por isso, viemos pedir que o conselho estadual participe e acompanhe essas pautas pra ajudar a potencializar e fortalecer a iniciativa nos municípios, fazendo com que aumente o interesse de promover essas políticas ativamente”, frisou.

A programação da 36ª reunião incluiu eleições da Comissão Executiva do Concidades e do Grupo de Trabalho do Plano Estadual de Desenvolvimento Urbano, bem como as discussões para o calendário de trabalho para o ano de 2020.

Concidades

O grupo tem por finalidade estudar, formular e propor diretrizes para o desenvolvimento urbano e regional, com participação social e integração das políticas de gestão do solo de habitação, saneamento ambiental, acessibilidade e mobilidade, em consonância com as deliberações das Conferências Municipal, Estadual e Nacional das Cidades.

O Concidades é composto de 70 conselheiros e é um órgão colegiado que reúne representantes do poder público e da sociedade civil, permanente, de caráter deliberativo e consultivo, e faz parte da estrutura da Secretaria.