Governo elabora projeto de assessoria técnica para beneficiários do Programa Cheque Minha Casa no Centro de São Luís

A Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) propõe projeto de extensão para prestar assessoria técnica aos beneficiários do Programa Cheque Minha Casa em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

A iniciativa é uma das ações que integram o Programa Nosso Centro e visa beneficiar as 300 famílias residentes contempladas pelo Cheque Minha Casa no Centro de São Luís. De acordo com o secretário Rubens Pereira Junior, a demanda surgiu a partir do levantamento realizado pelos técnicos da secretaria, onde detectaram as oportunidades e os instrumentos para aperfeiçoar a política pública de melhoria habitacional voltada para famílias de baixa renda. “Além do recurso para reforma ou ampliação das residências, o governo busca prestar apoio técnico na  compra do material, na hora de projetar e realizar as obras, oferecendo soluções arquitetônicas a um determinado ambiente”, disse.

O secretário explicou, ainda, que a Secid está articulando com a Uema para que possa ter a participação de professores e estudantes do curso de arquitetura nas equipes que darão assessoria técnica aos contemplados do programa Cheque Minha Casa.

Técnicos da Secid dialogam com professores e alunos da Uema

Para o coordenador do programa Nosso Centro, José Antonio Viana a proposta é ter um escritório base no Centro de São Luís, onde as equipes possam fazer as vistorias, o acompanhamento técnico e atender as famílias beneficiadas pelo programa. “ É um projeto piloto que visa a união das atividades dos Programas Cheque Minha Casa e Nosso Centro e está atingindo os objetivos principais que são incentivar a permanência dos moradores na área central de São Luís e diminuir os vazios urbanos nessa região da cidade”, afirmou.

Os dois programas são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid).Foram destinados recursos da ordem de R$ 1,5 milhão para reforma de habitações de quem já mora na região. Ao todo serão 300 famílias convocadas, que se inscreveram no Programa Cheque Minha Casa, residentes na área central da cidade.O recurso está sendo repassado em parcelas, conforme apresentação de documentação e acompanhamento técnico social pelas equipes da Secid.

Contato

Endereço: Av. Getúlio Vargas, 1908
Monte Castelo,São Luís - MA, CEP: 65030-005
Fone:(98) 3133-1400