Governo participa de encontro que debate o Centro Histórico de São Luís

Brandão Neto, presidente de Rede Maranhense de Empreendedorismo destaca a importância do Centro Histórico de São Luís

A Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), participou nesta quinta-feira (7), do evento “ O Centro Que Queremos”, promovido pela Rede Maranhense de Empreendedorismo (Reme), que busca debater o atual momento que o Centro Histórico de São Luís vive . Na oportunidade o secretário das Cidades, Rubens Pereira Jr, apresentou o programa criado pelo Governo do Maranhão: Nosso Centro.

O Nosso Centro consiste em obras de infraestrutura como a construção de acessos, novas áreas de estacionamento, melhoramento de estruturas como calçadas, meios fios e outros elementos. O trabalho será desenvolvido em polos prioritários agregando cultura-lazer-gastronomia, e também o habitacional, institucional, comercial, turístico e tecnológico. A intervenção compreende áreas de tombamento estadual, federal e zona central da cidade, com obras do Governo do Maranhão, Prefeitura de São Luís e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

“O Nosso Centro é uma ação significativa para a preservação e recuperação do Centro Histórico e vai impulsionar as diversas atividades desenvolvidas, refletindo positivamente na economia e no turismo da cidade.  O resultado tem sido maior movimento no Centro Histórico da capital, abrindo caminho para a ampla revitalização, renascimento e fortalecimento desta área” disse Rubens Pereira Jr.

Brandão Neto, presidente de Rede Maranhense de Empreendedorismo, destacou que o encontro tem como principal objetivo falar do Centro de São Luís como um todo, sua estrutura, política fiscal, acessibilidade, e sobretudo os desafios para os empreendedores. “O evento veio para envolver a classe acadêmica, pequenos e grandes empreendedores, além da comunidade nas atuais discussões. É a oportunidade ideal de ampliar os entendimentos e construir novos avanços. Espaço que oportuniza grandes oportunidades. Aspiramos debater o Centro que tanto queremos”.

José Antônio Vieira, coordenador do programa Adote um Casarão, pontua que o Nosso Centro dará capacidade de suporte para atrair novas residências e comércio, que são premissas da revitalização das edificações abandonadas e ocupação de vazios urbanos, e que deverá somar novos habitantes e comerciantes nos próximos anos. Isso representa uma dinâmica diferente para a economia local.