Elaboração de novos projetos de reformas na cidade terá participação popular

Por determinação do secretário de Estado de Cidades e Desenvolvimento Urbano, Rubens Pereira Júnior, a equipe de elaboração de projetos do órgão adotou uma série de novas diretrizes para a produção de propostas de reformas e melhorias das praças, mercados e vias públicas em toda a cidade.

O objetivo é implementar uma nova política de intervenções urbanas nos espaços públicos dos principais bairros de São Luís, por meio da criação de projetos mais modernos, sustentáveis, acessíveis. O intuito é tornar os equipamentos públicos mais democráticos.

Nesta semana, a secretária adjunta de Desenvolvimento Urbano da Secid, Arlene Vieira, esteve reunida com o presidente da Liga dos Skatistas Solidários, Jonhatam Stanley, que apresentou um projeto para a adaptação de praças e logradouros para a prática do Skate.

O projeto apresentado por Jonhatam Stanley é inspirado nos Skate Plazas, criados em países da Europa e Estados Unidos, e que já são realidade em vários estados brasileiros. A proposta visa integrar as praças em projetos sustentáveis, acessíveis e com equipamentos que possibilitem a prática do esporte.

Arlene Vieira destacou a determinação do secretário Rubens Júnior para criação de projetos modernos e sustentáveis, levando o que há de melhor para o povo de São Luís. “Nosso objetivo é democratizar os espaços que serão entregues pela Secid, estimulando a pluralidade e a liberdade para que os frequentadores se expressem e se sintam à vontade para aproveitar ao máximo desses equipamentos. Além de áreas para lazer e práticas de atividade física, queremos estimular a prática de manifestações artísticas e culturais como o grafite”.

O presidente da Liga, Jonhatam Stanley, agradeceu a receptividade e a atenção dispensada por parte da equipe da Secid e destacou que muitas vezes os atletas não recebem a atenção devida por parte do poder público e das entidades privadas.

“Apesar de se tratar de um esporte que fará parte dos jogos olímpicos de 2020, o skate e todos nós somos muito marginalizados, temos muito poucos espaços adequados e quase nenhum suporte. Agradeço à Arlene pela recepção e por acolher de forma tão satisfatória nosso pleito. Trata-se de um projeto que não visa apenas nossa categoria, mas todas as comunidades que serão beneficiadas”, declarou Jonhatam Stanley.

Interação

A fim de melhorar ainda mais a interação com a população, está em fase de elaboração um aplicativo por onde as pessoas poderão ajudar na elaboração dos projetos por meio de sugestões ou mesmo da escolha de modelos pré-definidos. A ideia é que os próprios usuários julguem quais são as reais necessidades daqueles espaços que posteriormente beneficiarão seus bairros.