Governo intensifica fiscalização da 2ª etapa do Programa Cheque Minha Casa

Equipe fiscaliza convocados da

2ª etapa do Cheque Minha Casa

(Foto: Divulgação)

Com forma de garantir o cumprimento dos critérios do Programa Cheque Minha Casa e comprovar as informações prestadas pelos pré-selecionados da 2ª etapa, a Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) realiza visitas às famílias em diversas localidades dos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.

O objetivo da ação é constatar a veracidade dos documentos, verificar as instalações das moradias e ratificar as prioridades do benefício às famílias. “Cheque Minha Casa é um programa de transformação social, voltado para a população de baixa renda. Estamos criando mecanismos para assegurar a aplicação correta do recurso e a efetivação da política de inclusão social que beneficia milhares de maranhenses”, afirma o secretário das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Rubens Pereira Júnior.

A primeira área da 2ª etapa a ser visitada foi a do Itaqui Bacanga. O ponto de início foi a residência da Srª. Rosiane Silva Serra, 45 anos, que tem uma filha especial.

A equipe de fiscalização, por meio das fotos e informações apresentadas, precisava verificar in loco a veracidade dos dados declarados no formulário de inscrição e na entrevista realizada na Secid.

“Não contava com a fiscalização, fiquei surpresa, mas a visita nas residências dá credibilidade ao programa e garante que o benefício atinja os mais necessitados, como eu e minha filha”, declarou Rosiane.

“Quando identificamos situações adversas, ou seja, as informações não condizem com os dados fornecidos no cadastro; duplicidade de endereço; vamos até as residências, constatar e conversar com o proprietário do imóvel. E se for observado divergências nas informações, o convocado é eliminado do programa”, enfatiza a técnica de fiscalização, Flávia Pimenta.

A equipe visitou ainda a família de D. Benedita da Conceição, moradora do bairro Alto da Esperança, composta por 10 pessoas. As fotos e informações foram confirmadas, de acordo com o formulário da inscrição e entrevista.

Segundo o secretário Rubens Júnior, as fiscalizações da 1ª e 2ª etapa seguirão, simultaneamente, com a finalidade de acompanhamento e controle do recurso público.

“Desse modo estamos garantindo o cumprimento dos objetivos do programa e possibilitando que sua aplicação seja de forma justa e democrática”, finalizou.

Contato

Endereço: Av. Getúlio Vargas, 1908
Monte Castelo,São Luís - MA, CEP: 65030-005
Fone:(98) 3133-1400